Com o atento olhar do escalador Rodrigo Chinaglia de São Carlos, a UIAA e a PETZL em uma parceria estão advertindo todos os escaladores que façam uma revisão em proteções que têm contato com ambientes de algo grau de sal no ar (conhecida como maresia).
Muitas proteções destas estão se rompendo com o peso do escalador.
Alguns casos até relatados nas vias abertas no Morro do Maluf, no Guarujá.
Mais detalhes, do texto em ingles, leia aqui: http://theuiaa.org/news_199_Extreme-caution-advised-for-anchors-in-tropical-marine-areas

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.