UIAA anuncia iniciativa de apoio aos trabalhadores da montanha

A UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo / Union Internationale des Associations d’Alpinisme) anunciou planos para estabelecer uma Iniciativa de Trabalhadores da Montanha. O objetivo da iniciativa é apoiar as pessoas empregadas na indústria de expedições e trekking, tentando resolver questões de baixos salários e más condições de trabalho.

A motivação para a formação da iniciativa foi a repercussão do filme no documentário “The Porter : A história não contada no Everest” (assista no topo do artigo). Além disso, a última temporada de montanhismo pré-pandemia, houve muita polêmica a respeito da grande fila no topo da montanha mais alta do mundo.

Além da foto que causou escândalo em todos os veículos de comunicação de massa, o Monte K2 (8.611 m) também passou por um processo de “Everestização”, na tentativa de autointitulados montanhistas novamente serem carregados montanha acima para ostentar feitos e alavancar carreiras no entretenimento.

No momento, ao que parece, o UIAA, além de várias agências de montanhismo do Nepal, estão engajadas em dificultar o “turismo de montanhismo”. No podcast Montanhacast, no episódio “As dificuldades do montanhista profissional” foi discutido a problemática de que montanhistas profissionais, e de carreira, não conseguem patrocínio para seus projetos.

A iniciativa de apoio aos trabalhadores da montanha

A iniciativa anunciada pelo UIAA busca “estabelecer, disseminar e apoiar diretrizes para práticas éticas de trekking e montanhismo em todo o mundo com foco na vida dos trabalhadores da montanha”.

Assim, o cerco às excursões de alpinistas sociais, como apresentadores de TV e turistas endinheirados (os quais são literalmente carregados para o topo das montanhas por trabalhadores em situações análogas à escravidão), se aperta. O volume de pessoas não ligadas ao montanhismo levantou o alerta da UIAA.

A iniciativa será lançada com um conjunto de diretrizes gerais, seguido por uma colaboração no Monte Everest e em todo o Nepal, onde a Associação de Montanhismo do Nepal e a Associação de Agências de Trekking do Nepal elaborarão e adotarão diretrizes específicas para cada país.

As diretrizes do programa serão detalhadas em um futuro próximo no site oficial do UIAA. Na página existe um link de arrecadação de fundos. O objetivo de longo prazo da iniciativa é ajudar a financiar melhorias nas condições dos trabalhadores nas montanhas, de acordo com a orientação.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.