Turistas russos são expulsos de Torres del Paine por uso impróprio de fogareiro

Na última quarta-feira (8 de janeiro), autoridades chilenas expulsaram do Parque Nacional Torres del Paine de quatro turistas russos. De acordo com as autoridades, os turistas foram flagrados violando os regulamentos sobre o uso de fogo dentro da reserva.

Este não é o primeiro caso de expulsão de um turista no parque por uso indevido de fogareiro. Em 2017, três turistas israelenses foram expulsos do Parque Torres del Paine no Chile, após serem surpreendidos acendendo fogo em um lugar proibido. Um ano antes, dois brasileiros também foram expulsos do parque pelo mesmo motivo.

A nova expulsão foi realizada depois que guardas florestais foram alertados por visitantes, que relataram a presença de quatro pessoas que usavam um fogareiro em um local não habilitado para esse fim. Além disso, o local possuía abundância de vegetação seca.

Expulsão

Foto: http://www.dialogosur.cl

Diante da denúncia, a administração do Parque Nacional Torres del Paine solicitou a colaboração de carabineros (espécie de polícia militar do Chile) instalados na mesma unidade, para proceder à expulsão imediata de visitantes. Os infratores foram identificados como sendo de nacionalidade russa.

A expulsão aconteceu por causa da violação dos regulamentos que regem as áreas selvagens protegidas no Chile. O procedimento para a expulsão do Parque é realizado da mesma maneira para turistas chilenos ou não.

O procedimento de expulsão acontece após verificação dos fatos informados à administração do Parque Nacional Torres del Paine, que solicita a presença de policiais no setor para que seja feita uma investigação. Após a investigação, caso tenha verificado a veracidade da denúncia, os policiais levam os infratores à cidade de Puerto Natales para julgamento.

Ao entrar no Parque Nacional Torres del Paine, todos os visitantes assinam um documento que indica claramente as obrigações a seguir nas trilhas. Dentre as regras, existe a proibição de fazer fogo, acampar em locais não autorizados e realizar atividades que exigem certificados de autorização.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.