Tudo o que você precisa saber sobre dor lombar: Expectativas x Realidade

Que fique claro: dor lombar é causada por uma lesão em um músculo ou ligamento. Os principais sintomas são: incômodo recorrente na parte baixa das costas, formigamentos, limitação de movimentos e sensação de travamento na coluna.

Dor que no quesito “pesquisas no Google”, só perde para a enxaqueca. Sabia disso?! Pois é, dor lombar é extremamente comum.

Até aqui já falamos muito sobre postura e a não importância de uma ideal (pois não existe); uso de medicamento; tratamento entre outras coisas. Vamos colocar agora em ordem, alinhando o que gostaríamos que fosse, e como é de verdade

Quando o assunto é dor lombar

– Eu acho que: deve ser uma hérnia enorme, só pode. Não passa a dor, tomo o remédio e ela volta.

– O que realmente é: na grande maioria das vezes, a dor lombar é de origem postural ou muscular. Sendo assim, seu tratamento é muito mais fácil do que parece. Em alguns casos pode ser sim hérnia, mas também tem seu tratamento específico com excelentes resultados.

Quando o assunto é diagnosticar a dor lombar

Eu acho que: só uma ressonância pode responder

O que realmente é: muitas vezes não é necessário realizar nenhuma exame. O principal é ser avaliado pela Fisioterapeuta para realizar testes específicos.

Quando o assunto é tratamento da lombar

– Eu acho que: só um remedinho e pronto. Vai passar.

– O que realmente é: medicamento só quando muito aguda a fase. Após essa fase, tratamento com foco na musculatura, mobilidade, movimento e essas orientações, levar para a vida.

Quando o assunto é atividade física

– Eu acho que: deve piorar a dor lombar. Vou parar sempre que doer.

– O que realmente é: já é comprovado que o movimento é o segredo do sucesso da dor lombar. Quando doer, diminua ou pare aqueles que realmente te causam ou lembram a dor. Mas não pare de se mexer. Faça os de pouco impacto, e aos poucos, vai retornando

Dúvidas para sua atividade física? Estou à disposição!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.