Trilhas para fazer na África do Sul

Quem ama escalada certamente já ouviu falar das montanhas de Cape Town (Cidade do Cabo), o destino é bastante procurado por suas belezas naturais, principalmente pela famosa Table Mountain.

Com o avanço da vacinação e a redução de restrições de viagens entre África do Sul e Brasil, o destino volta a ser uma opção para os montanhistas que adoram uma aventura internacional.

Que tal conhecer um pouco mais das trilhas que existem por lá?

Trilha Lion’s Head

África do Sul

Foto: Laura Veratti (Equipe Viin)

A montanha de Lion’s Head fica entre a Table Mountain e Signal Hill. O local possui esse nome devido a semelhança de seu topo com a cabeça de um leão. Para os mais experientes, os 5 km de extensão (ida e volta) da trilha podem ser percorridos em cerca de 2 horas.

Apesar de parecer uma caminhada fácil, a trilha possui alguns pontos que exigem uma pequena escalada, devido a isto ela é considerada de nível intermediário. Porém, como o destino é muito procurado por turistas, mesmo que você seja iniciante será capaz de fazer a subida, afinal, as partes mais difíceis possuem sinalização e barras para auxiliar o público que nunca fez esse tipo de atividade.

O pico fica a 669 metros acima do nível do mar, sendo assim é possível ter uma visão panorâmica da Table Mountain, Camps Bay e do Oceano Atlântico. Recomendamos fazer a trilha na parte da tarde e aproveitar o pôr de sol lá de cima.

Trilha Platteklip Gorge

África do Sul

Foto: https://tablemountaincapetown.com

A Table Mountain não poderia ficar de fora dessa lista, a montanha em questão é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo e a principal atração de Cape Town.

Felizmente, existem diversas trilhas para subir a Montanha da Mesa, você pode conferir algumas delas neste artigo do Blog Viin. Especificamente neste artigo falaremos sobre a Platteklip Gorge.

O percurso possui aproximadamente 2,5 km e a subida até o topo pode levar em torno de duas horas e meia para ser feita. A trilha é bem popular em razão de ser uma das rotas mais curtas para subir a Table Mountain. Apesar disso, é bom lembrar que o caminho é bem íngreme e será necessário estar com um bom condicionamento físico para enfrentá-lo.

Por mais que a rota pareça ser cansativa, a paisagem que se revela ao chegar no cume compensa todo o esforço, são 1084 metros de altitude que proporcionam uma visão incrível de Cape Town e do oceano. Durante os meses de verão, tente fazer o hiking de manhã, pois o caminho é bem descoberto e recebe bastante luz solar.

Covid-19 na África do Sul

África do Sul

Foto: Laura Veratti (Equipe Viin)

Antes de se aventurar por Cape Town é bom se informar sobre a situação da pandemia na África do Sul. O país possui cinco níveis de lockdown que podem incluir algumas medidas de restrições dependendo de qual alerta está em vigor.

O nível de alerta 1 indica baixa infecção do vírus e alta disponibilidade do sistema de saúde, já o nível de alerta 5 demonstra alta propagação de COVID-19 e baixa disponibilidade de vagas no sistema de saúde. Portanto, nos níveis mais altos as medidas são mais restritivas.

Atualmente o país está no nível de alerta 2, nesse sentido algumas regras ficam vigentes:

  • Toque de recolher das 23h às 4h
  • Encerramento das atividades em estabelecimentos comerciais (como restaurantes e bares) às 22h
  • Uso de máscara obrigatório
  • Hotéis, pousadas e resorts podem funcionar com capacidade máxima
  • Restaurantes e bares têm limitação máxima de 250 pessoas em locais fechados e de 500 pessoas em locais abertos

Em relação à vacinação, quase 33% da população adulta já está imunizada com a primeira dose ou dose única na África do Sul. Atualmente não é requisito que os viajantes internacionais tenham se vacinado contra COVID-19 para entrar no país, entretanto é obrigatório apresentar o resultado negativo para o vírus através do exame de PCR feito com 72 horas de antecedência da viagem.

Os voos diretos para a África do Sul ainda não retornaram, mas existem companhias que fazem conexões em outros países que podem ser uma opção, como: TAAG, Ethiopian Airlines, Turkish Airlines e Qatar Airways.

Por que escolher Cape Town para fazer hiking?

Foto: Laura Veratti (Equipe Viin)

A vontade de viajar é algo que está na mente de vários aventureiros que se viram “presos” em casa por quase um ano e meio de pandemia. Conforme a vacinação avançou, algumas fronteiras voltaram a abrir e foi possível circular entre os países novamente, então mais pessoas estão buscando novos lugares para conhecer.

A África do Sul pode ser o destino perfeito para esse retorno, afinal as atrações turísticas são feitas em sua maioria em espaços abertos e na natureza. Especificamente Cape Town é um bom lugar para quem ama praias, paisagens incríveis e, claro, fazer hiking.

Mesmo diante dos diferentes níveis de lockdown, as atividades de caminhada são permitidas nas reservas e parques da Cidade do Cabo, as únicas limitações impostas se dão a partir do nível de alerta 3. Nessa fase, os hikings devem ser realizados entre as 6h e 18h, evitando a formação de grandes grupos.

Acima de tudo, as trilhas de Cape Town agradam tanto os iniciantes quanto os mais experientes, desde que você saiba qual o seu nível de experiência poderá encontrar a que melhor se encaixa com seu objetivo.

E aí, já se imaginou nas montanhas sul-africanas?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.