Nepal implementa nova taxa para visitar o Everest – Valor afeta o trekking ao campo base

Na semana passada o governo do Nepal implementou uma nova taxa para visitar o Monte Everest (8.848 m). A nova taxa afeta agora a quem planeja fazer o trekking ao campo base da montanha mais alta do mundo. A quantia, entretanto, não é elevada, mas afeta o orçamento de quem planeja fazer a atividade. O motivo alegado pelo governo do Nepal é para melhorar a infra-estrutura da área do Vale de Khumbu.

A informação, que foi publicada pelo The Himalayan Times, afirma que a cobrança foi uma iniciativa do município de Khumbu Pasang Lhamu junto com o distrito de Solukhumbu (onde está localizado o Monte Everest), que decidiram criar a taxa a todo visitante estrangeiro. A taxa entrou em vigor neste mês de outubro. O valor, sujeito a atualizações por causa da inflação do país, é de 2.000 rupias nepalesas (aproximadamente R$ 60,66).

Pela constituição do Nepal, os governos locais (cidades e distritos) possuem o direito a impor taxas da maneira que acreditar ser mais conveniente. Estima-se que por no, aproximadamente 35.000 estrangeiros visitam o Vale de Khumbu. Desta maneira haveria um aporte financeiro de aproximadamente R$ 2.123.176,42 (valor convertido).

Este valor arrecadado será usado para aprimoramento de novas infra-estruturas na região e para promover um turismo mais sustentável e responsável. Agências que exploram o turismo no Nepal mostraram preocupação com a corrupção política do país, além da má gestão deste valor. Muitos temem que a medida seja adotada por outras regiões do país, encarecendo mais o turismo no Nepal.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.