Trekking: Como consertar mochila com problemas?

Você sabe consertar mochila? Uma trekking na montanha pode ser muito divertido, especialmente em tempos pós pandemia (se você estiver lendo isso e sua cidade está de quarentena, não seja negacionista e procure respeitá-la). Mas nem tudo é diversão se na mochila estragar alguma coisa.

Alguns podem pensar que uma mochila danificada significa o fim da viagem. Um bom conselho em uma situação dessas é procurar solucionar o problema ANTES de procurar quem são os culpados.

Por isso, saber fazer reparos rápidos para consertar a mochila é fundamental para conseguir finalizar a atividade.

Com um rápido conserto da mochila, o praticante pode, como foi planejado, continuar a jornada até o fim . Se a pessoa for habilidosa o suficiente para fazer alguns consertos, ela pode até mesmo usar sua mochila por muito tempo sem a necessidade de comprar uma nova.

O que vale, e o que não vale, consertar?

consertar mochila

Como afirmado em todos os programas do PAPO DE REDAÇÃO, a comunidade brasileira de praticante de hiking, trekking e montanhismo precisa parar de admirar e amar tudo o que é tosco e feito de maneira tosca, grosseira e rude. A cultura de admiração do que é tosco explicita que temos uma falta de noção do que é qualidade e funcionalidade.

Portanto, antes de consertar mochila, entenda antes as diferenças entre dano, rompimento e invalidação. Um dano à sua mochila pode não significar nada, mas dependendo do que for tratá-lo pode causar mais problemas. Mas o dano pode ser tão grande que consertar custará mais do que comprar uma mochila nova.

Considere que danos em partes da mochila como o fundo da mochila são irreversíveis e compromete o equipamento. Todo o resto pode ser consertado, mas nunca comprometa essa parte. A parte inferior da mochila é a parte mais importante.

Se ele se romper, consertá-lo significa que dará conta do recado por enquanto, mas pode se romper novamente em breve. Não é inteligente consertar o fundo se houver outra opção.

Um outro dano que deve ser avaliado são nos botões, desbotamento, arranhões e etc. Botões quebrados ou partes de acessórios rasgados de sua mochila não fazem diferença nenhuma na sua funcionalidade, portanto nunca jogue sua mochila no lixo e compre uma nova só por isso.

Cuide bem da sua mochila, ela faz parte de você quando sai de casa.

Kit de primeiros socorros da mochila

consertar mochila

Não é necessário carregar uma caixa de ferramentas como se fosse um mecânico quando for fazer um hiking ou trekking. Entretanto, algumas coisas podem ser úteis não apenas para consertar sua mochila. Como citado aqui na Revista Blog de Escalada sobre itens essenciais do trekking, um canivete multifunção (conhecido como canivete suíço) possui uma lâmina e esta é a ferramenta básica que se deve ter se planeja cuidar de eventuais danos na mochila.

Outra coisa que certamente terá utilidade é um isqueiro, ou fósforos, para criar luz e calor. Os isqueiros são mais pesados, mas mais confiáveis pois podem produzir calor de forma mais constante.

consertar mochila

Linha e agulha (preferencialmente a linha nº 10 corrente) são algo que pode ser mais útil para danos na mochila. Saber um pouco de costura pode literalmente salvar sua mochila. Uma boa alternativa para a linha nº 10 corrente (linha popular para soltar pipa), é usar linha de nylon para pesca.

Outra ferramenta que pode te ajudar muito é o alicate (que pode estar embutido nas funções do canivete suíço). Os alicates são geralmente muito grandes e pesados ​​e não adequados para mochila, especialmente se planeja fazer um trekking de maneira leve. Ninguém preocupado com peso na mochila planeja (ou pelo menos não deveria) carregar todos os tipos de ferramentas.

Mas algo que literalmente salva vidas, especialmente quando se trata de consertar mochila, roupas, barraca, ou qualquer coisa que seja feita de algum tipo de tecido, é uma fita adesiva.

consertar mochila

A preferida de quem pratica atividades de montanha é a gloriosa ‘silver tape‘ (também chamada de ‘duck tape’). No mercado há diversas marcas. Esta fita de cor cinza, feita de polietileno e tecido de algodão com adesivo pode ser responsável por diversos reparos de última hora em mochila pela sua resistência e durabilidade.

No mercado há ainda uma outra fita adesiva, como ‘Flex Tape‘, que é super resistente, emborrachada, impermeável e que pode remendar, ligar, selar e reparar “praticamente tudo”. Pode ser aplicado quente ou frio, molhado ou seco, mesmo sob a água, e sela instantaneamente água, ar e umidade para criar uma barreira.

Por último, mas não menos importante, leve sempre consigo algumas ‘abraçadeiras’ de nylon (também conhecidos como ‘enforca gato’ ou ‘pressinto’). Este tipo de equipamento são excelentes para reparos rápidos na mochila e são muito resistentes.

Consertando buracos na mochila

consertar mochila

Se acontecer de aparecer um buraco na mochila, ele deve ser consertado imediatamente. O melhor jeito é ter linha e agulha, muito tempo e paciência. Caso não haja tempo, é possível usar uma solução mais simples: ‘silver tape’ ou ‘Flex Tape’.

Mas tenha em mente que ao optar por usar uma fita, está optando por uma uma solução temporária. Consertar orifícios é um dos consertos mais específicos das fitas adesivas. Caso seu canivete multifunções tenha uma tesoura, aproveite para arredondar as pontas da fita ao aplicá-la.

consertar mochila

Caso o orifício seja muito grande, aplique a fita adesiva em duas direções opostas (longitudinal e transversal). Corte dois pedaços um pouco maiores do que o buraco da mochila. Coloque uma das partes na parte interna da mochila e cubra completamente com fita adesiva e em seguida, faça o mesmo na parte externa da mochila.

Isso fará com que o isolamento duplo desta parte.

A parte ruim de usar uma fita adesiva é que ela deixa uma marca depois que você a tira. O local fica pegajoso e desagradável, mas pode ser removido com produtos químicos especiais e muita paciência.

A maioria das pessoas, entretanto, decide encontrar uma solução mais rápida e simples, como a fita adesiva, e lidar com o problema mais tarde. De preferência em casa.

Para uma abordagem mais séria, é necessário linha e agulha. Para melhores resultados, a costura deve ser feita com materiais mais resistentes com fios mais grossos ou com linha de pesca (mesmo muito fino é incrivelmente forte). Ao iniciar a costura, dê um nó na ponta.

Fivelas e zíper

consertar mochila

Fivelas e zíper geralmente são feitos de plástico e tendem a se quebrar muito. Portanto a solução perfeita nesses casos é ter uma fivela ou zíper sobressalente para trocar todas as peças quebradas. Mas quem carrega tudo isso nas viagens?

Fivelas são muito baratas e é possível encontrá-las na mesma loja que se encontra as mochilas.

Alicates, canivetes, agulha e linha, fita adesiva, fósforos, são algumas das coisas que são muito úteis nesta situação. Há quem faz alguns cortes, queima e outras coisas para adaptar uma fivela da mochila.

Não há muito o que fazer quando uma fivela quebra e estamos no meio do nada. As peças de plástico não podem ser consertadas ou é muito difícil de ser feito.

Nesse ponto que os abraçadores de nylon (os ‘enforca gatos’) aparecem como os salvadores. eles podem fazer uma fiação parcialmente definitiva em alguma fivela até que se chegue em casa.

consertar mochila

Se um zíper quebrar e perder um dente, você não conseguirá fazer um conserto de verdade, então precisará de uma alternativa. A fita adesiva pode ajudar com zíperes, pois não aplicará muita pressão sobre os dentes e manterá o local fechado.

Outra maneira é costurar a parte do zíper e depois trabalhá-la mais quando chegar em casa. Claro, costurá-lo tornará o zíper completamente inútil, mas se essa é a única coisa que resolve o problema: vá em frente.

Se o zíper não estiver tão quebrado, mas apenas tiver um dente torcido ou uma das extremidades não estiver fechando como deveria, o alicate fará o trabalho. Use para dobrar os dentes, mas tome cuidado para não usar muita força e quebrá-los. Se as partes finais não estiverem conectando bem, pressione o alicate para fixá-las corretamente.

Se o zíper ficar preso, você precisará de algo que o faça deslizar novamente. Assim. é necessário um lubrificante ou, se não tiver nenhum, um protetor labial simples pode ajudá-lo. Simplesmente coloque um pouco na parte emperrada e trabalhe com ela até que comece novamente a deslizar.

Botões quebrados

Quando um botão da mochila cai, não há muito o que fazer, como se ele caísse da camisa. Não há muitas mochilas com botões que tenham funções importantes, há mais botões decorativos ou usados ​​para bolsos que podem ser importantes, ou não tanto.

A melhor solução, claro, é costurar. Com linha e agulha, você pode fazer o botão quebrado totalmente novo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.