Trekking com crianças: Como fazer a atividade com segurança

Podemos ir para a montanha com as crianças? Claro que sim! Não só podemos ir como devemos!

Faz parte da obrigação moral de todo montanhista, praticante de trekking, hiking ou mesmo de escalada constantemente incluir novos praticantes, especialmente se são da nova geração. Entretanto, é importante levar em consideração que não pode ser de qualquer jeito.

Do ponto de vista da segurança e da educação para a segurança, há vários aspectos que devemos levar em consideração ao planejar e realizar uma atividade de caminhada com criança. O trekking é uma maneira direta, amorosa e clara, de você aprender e compreender como manter uma relação mais harmoniosa com seus filhos. A atividade une os dois fundamentos do desenvolvimento das crianças: o bem-estar e a aprendizagem.

As dicas abaixo são elaboradas para aquelas atividades na natureza com crianças em que são bastante autônomas. Bebês e crianças muito pequenas devem ser carregados e, portanto, têm “conselhos especiais”.

Mas a partir do momento em que as crianças estão caminhando por conta própria e têm certa facilidade em terrenos confortáveis, podem começar a caminhar por terrenos mais irregulares. Obviamente que as atividades devem ser planejadas com as crianças como parâmetro principal.

Não existe uma fórmula mágica que determine a idade perfeita, estima-se que a partir dos três anos de idade pode ser uma boa época. Embora, repito, essa idade não é uma norma. Com três anos pesquisar o mundo é uma necessidade, e na natureza os estímulos são quase infinitos.

Planeje a atividade

No filme “Karate Kid” existe uma cena icônica, na qual o personagem Sr. Miyagi apresenta as duas regras do Dojo. A primeira é que a luta deve ser usada somente para a defesa, a segunda é sempre lembrar da primeira regra.

O planejamento em atividades de montanha segue mais ou menos esta filosofia. Antes de pretender quebrar algum recorde, ou algo do gênero, pense em planejar. Somente o planejamento irá permitir ir e voltar seguro de uma atividade na montanha.

  1. Escolha a atividade tendo em conta a idade, experiência de caminhada e motivação das crianças com quem vai.
  2. Lembre-se que para crianças a atividade é o mesmo mais importante, não o destino
  3. Faça os devidos cálculos de distâncias, inclinações e horas habituais. Adicione bastante tempo para paradas e intervalos extras.
  4. Tente escolher roteiros interessantes para as crianças. Nele procure passar por diversas áreas com água, florestas, lendas e animais.
  5. Prepare um plano alternativo e considere a possibilidade de que eventualmente possa ficar na metade sem que isso seja algo frustrante.
  6. Certifique-se de sair com uma boa previsão do tempo e não se arrisque. As crianças são mais vulneráveis ​​do que nós a condições extremas (tanto quentes como frias). A atividade não deve ser incômoda ou sacrificante: é importante que eles gostem e queiram voltar a praticá-la.
  7. Diga para onde está indo a alguém e especifique quando planeja voltar. Certifique-se de que alguém esteja ciente do seu retorno
  8. Envolva as crianças em tudo o que puder. A partir de certa idade, elas são perfeitamente capazes de compreender o processo de planejamento. Envolva-os consultando com elas o tempo, olhando o mapa do percurso que fizer, perguntando tudo. Se quisermos que além de caminhar hoje, amanhã elas andarão por conta própria. Portanto, é necessário que de agora em diante aprendam a preparar uma excursão com segurança

Equipamentos

  1. Ensine às crianças sobre as mochilas e que cada um de nós deve carregar nosso material. Se as crianças forem muito pequenas, não hesitem em descarregar um pouco do peso, mas não tanto que fiquem sem nada.
  2. Vista adequadamente as crianças: agasalhos, calçados de montanha, fleeces, boné e protetor solar não podem faltar. Não se esqueça que crianças crescem muito rápido, portanto monitore constantemente que botas e as roupas caibam confortavelmente.
  3. Se for para a montanha, leve roupas extras, incluindo chapéu e luvas. As crianças são mais vulneráveis ​​a temperaturas extremas. Além disso o frio é muito nocivo à saúde de crianças.
  4. Como sempre, adicione um mapa, bússola, GPS se tiver e um kit de primeiros socorros à sua mochila.
  5. O celular deve estar com a bateria carregada e carregador adicional não pode faltar. Se possível, informe-se previamente se haverá cobertura na área ou quais são os locais mais próximos caso tenha uma emergência.
  6. Adicione água e comida, como sempre, mas valorize que é “reconstituinte” e que você pode comê-los de vez em quando.
  7. Arrume sua mochila e roupas no dia anterior, porque pela manhã terá menos coisas em que pensar
  8. A montanha é um laboratório a céu aberto, deixe as crianças investigarem e deem-lhes ferramentas para que divirta-se fazendo isso.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.