Muitos escaladores que iniciam a escalada, e por ventura estão afastados das grandes estruturas de ginásio, não têm muita informação com relação a treinamento.
Escaladores do calibre de César Grosso e André Berezosky fazem trabalho de personal para escaladores que desejam ter dicas de treinamento, performance e apuração da técnica em São Paulo. Nas grandes academias de Belo Horizonte e Curitiba devem fazer o mesmo.
Mas mesmo assim, não é incomum existir escaladores que treinam de maneira que não conseguem nem evoluir nem apurar a técnica. Seja por falta de informação (apesar de existir aqui no blog) seja por falta de orientação.
Ao que parece na Europa deve acontecer o mesmo. Uma das lendas da escalada mundial o escocês Dave MacLeod (que fez o filme “E11”, um dos melhores filmes de escalada) lança um livro sobre treinamento de escalada.
O livro se chama “9 out of 10 climbers make the same mistakes”, e aborda de maneira bem pessoal os treinamentos e refinamentos de técnicas de escalada, em uma visão um pouco mais diferente dos clássicos “how to climb 5.12” e “Training for climbing” que segue uma filosofia mais americana.
O livro acaba de ser lançado na Europa, e estara à venda já no início desta semana que inicia.
Mais detalhes: http://onlineclimbingcoach.blogspot.com/2009/12/9-out-of-10-climbers-is-here-in-next.html

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.