Treinamento mental: Simples mas não fácil

arno_ilgner_1

Foto: http://warriorsway.com

O treinamento mental é simples.

Nós precisamos manter a atenção no momento focado na tarefa. A escalada também é simples.

Nós começamos no chão e escalamos para o topo. Nós tomamos decisões ao longo do caminho sobre instalar proteções, consequências de quedas e planos de escalada.

O treinamento mental e a escalada se tornam complicados quando envolvemos muito pensamento.

Qualquer risco consiste em três fases: preparação, transição e ação. Cada fase é importante e requer maneiras únicas de se usar a atenção.

Nós nos preparamos quando paramos e pensamos. Nós realizamos a transição quando nós tomamos uma decisão.

Nós tomamos ação quando nos movemos e escalamos. Visualmente é muito fácil ver estas fases na escalada. O pensamento e a preparação ocorrem quando paramos.

A escalada e a ação ocorrem quando nos movemos entre pontos de parada.

A tomada de decisão ocorre entre a parada e o movimento; entre o pensamento e Nós focamos nossa atenção na mente quando paramos. Nós pensamos para coletar informação.

O que é único nesta fase é que podemos descansar em pontos e parada, então é mais fácil focar nossa atenção na mente para pensar efetivamente. Depois nós focamos nossa atenção no processo de tomada de decisão.

O que é único nesta fase é que não estamos mais coletando informação; estamos medindo essa informação com nossas experiências passadas e tomando uma decisão. Finalmente, focamos nossa atenção no corpo para escalar.

O que é único nesta fase é que estamos movendo nossos corpos através do estresse ao focar nossa atenção em atividades somáticas tais como respirar e mover-nos.

A simplicidade vem de entender que devemos estar em apenas uma fase de cada vez. Através desta base nós simplesmente identificamos em qual fase precisamos estar e depois focamos nossa atenção nessa fase.

A mente distrairá nossa atenção para longe desta base, focando nossa atenção em pensar e escalar ao mesmo tempo.

Nós começamos a pensar em excesso e criar complexidade. Isto se manifesta em forma de hesitação. Os escaladores se agarram com ambas as mãos, sem balançar os braços para descansar e não se movendo.

Eles estão presos entre o descanso e a escalada. Parte de sua atenção está na mente pensando, se perguntando se eles deveriam continuar, e parte de sua atenção está no corpo engajado na escalada.

A atenção, para ser efetiva, deve estar empenhada em uma ou em outra, ou parando para pensar e descansar, ou se movendo para escalar. Se nós estamos hesitando, então precisamos nos comprometer a parar de pensar ou nos mover para entrar em ação. Devemos escolher e depois nos comprometer com essa escolha.

Esta é uma das principais áreas em que o material do Warrior’s Way é diferente de qualquer outro método de treinamento mental.

Nós não abordamos a saúde mental de uma forma cognitiva e intelectual. Isso ocasiona o pensamento em excesso e torna o treinamento mental complicado.

Nós sabemos que a essência de estar saudavel mentalmente é manter a atenção no momento focado na tarefa. Portanto, ao simplesmente saber de quais tarefas consistem cada fase, nós simplesmente ajudamos os alunos a manter a atenção nessas tarefas.

Nós não nos prolongamos em saber porque a atenção é distraída; nós simplesmente a redirecionamos para a tarefa. Isso é simples, mas não é fácil.

Leva muita prática.

Portanto, seja paciente; esteja atento.

1-WarriorsWaylogo_

Atenção: O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” estará à venda em língua portuguesa no Brasil a partir de Abril.

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.