Treinamento de Mente Livre: Escolha ter curiosidade

Um de nossos treinadores, Adam Mitchell, queria melhorar sua habilidade de escalar e ensinar, então ele decidiu se inscrever para o treinamento de Mente Livre (Free Mind) que oferecemos. Uma parte do treinamento é o uso de uma pulseira do “pequeno tirano” (petty tyrant), feita de couro com uma moeda furada pendurando dela. Os pequenos tiranos são pequenos estressores que nos irritam e distraem nossa atenção. O ponto da pulseira é justamente nos irritar continuamente. Isso interfere em qualquer coisa que fazemos com nossas mãos, como lavá-las, digitar em um computador ou escalar. Isso nos lembra que podemos aprender com irritações e estressores. Honramos nossos “pequenos tiranos” – essas irritações e estressores – escolhendo responder com curiosidade.

Adam honra o estresse a maior parte do tempo, mas assim como todos nós, às vezes ele fica frustrado. Isso aconteceu com ele enquanto planejava uma viagem de escalada para Joshua Tree, Califórnia. Ele queria ter certeza de que sua van fosse confiável antes de sair de sua casa em Austin, Texas, então ele levou a uma oficina mecânica para fazer uma revisão de manutenção. O mecânico fez o serviço e disse a Adam que a van precisava trocar o revestimento do filtro de ar. Adam concordou, então o mecânico substituiu. No dia seguinte, Adam pensou que também seria útil trocar o próprio filtro de ar, então ele comprou um e instalou ele mesmo. Feliz com sua maneira proativa de se preparar para sua viagem, Adam começou a dirigir até Joshua Tree.

A van deu pane cinco minutos após o início de sua viagem. “Como a van poderia ter estragado? Deve ser culpa do mecânico” – gritou Adam para si mesmo. Ele mandou rebocar o furgão até a oficina de automóveis. Adam estava visivelmente chateado com o mecânico, dizendo-lhe que ele fez um trabalho terrível e agora ele estava atrasado por sua viagem. O mecânico pediu desculpas e disse a Adam que corrigira o erro imediatamente. Poucos minutos depois, o mecânico voltou com uma parte quebrada na mão e perguntou: “Você substituiu o filtro de ar depois que fizemos o exame de manutenção?” Adam disse que sim. “Bem”, ele disse a Adam, “parece que você deve ter quebrado uma parte da carcaça que foi sugada para o acelerador, que parou o motor. Nós consertamos e a van está funcionando bem de novo”.

Eventos estressantes como esse acontecem com todos nós. O importante é perceber que precisamos lidar com eles, independentemente de gostarmos ou não deles. Portanto, escolher ficar frustrado tornará nossas viagens cheias de ansiedade. Vamos tentar solucionar o problema, e não aceitar o que ocorreu e atribuir responsabilidades ao acaso como Adam fez. Escolher ser curioso tornará nossas viagens mais pacíficas. Aceitaremos o que ocorreu rapidamente e começaremos a tomar medidas eficazes.

Adam ficou envergonhado quando percebeu que era sua responsabilidade pela pane da van. Ele também estava envergonhado por ter culpado o mecânico. Então, ele pediu desculpas, riu silenciosamente para si mesmo sobre seu erro e se concentrou no que aprendeu com ele. Ele compartilhou a experiência comigo durante a nossa próxima chamada de coaching. A experiência deixou uma grande impressão sobre ele sobre a importância de escolher a curiosidade, o que o teria levado à origem do problema mais rapidamente, atribuir responsabilidade corretamente e manter mais paz enquanto trabalhava com ele.

Temos um ditado no treinamento do Caminho do Guerreiro: Você sabe algo quando você tem a experiência, não antes. Experiências estressantes como as de Adam são inevitáveis. Estamos todos aprendendo em jornadas cheias de irritações e estressores, e vamos cometer erros. Saber que ficaremos continuamente irritados com o estresse nos ajudará a aceitá-lo e honrá-lo como uma parte importante de nosso processo de aprendizado. Com aceitação, podemos relaxar, rir de nossos erros e estar em paz com nossas jornadas de aprendizado.

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.