Empresa desenvolve módulo de treinamento de escalada integrado a smartphone

Desde que a escalada foi alçada à esporte de exibição na olimpíada de Tóquio 2020 (sim, não é exporte olímpico ainda!), vêm crescendo o interesse de empresários em desenvolver academias e produtos voltados para o treinamento de novos talentos.

Com o crescimento da popularidade da escalada como esporte, mais escaladores estão buscando novos locais para treinamento. Entretanto, o crescimento do interesse é muito maior que a da demanda das academias. Há a possibilidade de realizar uma montagem de um muro de escalada em casa (ou mesmo no condomínio), mas a presença de um orientador para os exercícios é fundamental para a evolução efetiva de força e técnica.

A empresa norueguesa tindeq procurou inovar e lançar um produto que é integrado a um smartphone e monitorar o treinamento e evolução do usuário. O produto, batizado de Progressor and V-Rings é uma espécie de agarras de escaladas estilizadas, mas integradas a um aplicativo de celular. O equipamento vem com um sensor wireless, com um chip interno (Nordic nRF5283) que em termos gerais é um processador de baixo consumo que utiliza bluetooth.

A empresa afirma que o equipamento é capaz de avaliar a resistência, força máxima e o grau de desenvolvimento do escalador. Tudo pode ser acompanhado no smartphone por números e gráficos. Os dados de sua evolução ficam guardados no aparelho.

Para viabilizar o equipamento a empresa criou um projeto em uma plataforma de financiamento coletivo para a arrecadação de fundos. Te parece pouco interessante? Não foi a resposta que a tindeq teve: 339 pessoas, até o momento, já fizeram a empresa arrecadar U$ 44.000 dos US$ 25.232 pretendidos inicialmente.

Somente por esta resposta, é possível supor que o crescimento do interesse do público pelo esporte, assim como de escaladores por métodos mais inovadores, que distancie o treinamento do empirismo de técnicos obsoletos, é real.

Para saber mais detalhes: https://www.kickstarter.com ou https://tindeq.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.