O treinamento mais básico para escaladores é a dominadas em barras. Este tipo de exercício é conhecido popularmente como “pagar uma barra”. Para os praticantes de Crossfit é difundido com o nome de pull up.
O escalador Eric Hörst, em seu canal de treinamentos no youtube, divulgou (com exemplos) como devem ser feitas as dominadas escapulares (scapular pull-up), úteis para manter a saúde em movimentos de escalada que exige preparação da musculatura para forças estáticas.
O objetivo do exercício é desenvolver melhor consciência corporal no momento de ativar escápula.
Quem é Eric Hörst?
Se você pensa em treinar mais seriamente escalada, ou qualquer outra atividade de montanhismo, deveria conhecer o trabalho de Eric Hörst. O americano é considerado referência em treinamento de escaladores, sendo autor de vários livros considerados verdadeiras bíblias para quem pretende estudar sobre o assunto.
Ao contrário de muitos de sua geração, que tiveram aprendizado empírico e baseado no método de “tentativa e erro”, o escalador americano procurou entender cientificamente como deve ser o treinamento de escalada.
Escalador desde os 13 anos de idade, quando seu irmão o introduziu ao esporte, também praticou vários outros esportes. Dentre estas modalidades experimentadas pelo americano, se destacou no baseball.
Porém após ler a biografia do escalador John Gill (Master of Rock, escrita por Pat Ament), Hörst ingressou nos treinamentos de ginástica olímpica que existia em seu colégio. Lá especializou-se nas argolas (exercícios os quais são fundamentais para escaladores), quando surgiu o seu interesse em treinamento para escalada.
No início dos anos 1980 conheceu Jeff Batzer e Hugh Herr, que foram seus companheiros constantes de escalada. Praticando boulder e escalada esportiva, além de nos intervalos treinar para as modalidades, passou a ser sua rotina.
A partir de então passou a escalar em diversos lugares dos EUA e do mundo, pois acreditava que era fundamental para o crescimento de qualquer escalador conhecer vários estilos e lugares. Por dedicar-se tão pesadamente a chegar aos limites, acabou se interessando por treinamento de escalada.
Quando chegou idade de ir á faculdade, optou por frequentar a Earth Sciences Department Millersville University, por volta do ano de 1992. À época, Eric já tinha encadenado vias de 9c brasileiro (5.13b na escala americana).
O próprio escalador afirma que foi seu conhecimento em matemática e em metodologia científica que o fez entender melhor performance da escalada. Desta maneira seu trabalho, assim como seu conhecimento, destacou-se de todos os “técnicos empíricos” que proliferaram na década de 1990 em todo o mundo.
Inspirado por este conhecimento que escreveu na década de 1990 seus livros mais famosos: How To Climb 5.12 (1997), Training For Climbing (2002) e Flash Training (1994). Além disso Eric Hörst é consultor da empresa Nicros (especializada na construção de muros e produtos de treinamento).
Atualmente casado e com dois filhos, inaugurou recentemente seu canal de YouTube com dicas de treinamento para escaladores. Em seus vídeos seus dois filhos são as “cobaias”.