Livro da semana: “Trad Climber’s Bible” – John Long e Peter Croft

Tradicionalmente a escalada com proteções móveis é uma descoberta não tão simples, muito menos fácil.

São necessárias muitas horas de treinamento, estudo e, principalmente, prática contínua para que o escalador domine as técnicas. Simplesmente saber quais os equipamentos, histórico e processo construtivo não serve. É necessário “por a mão na massa” para que o conhecimento ganhe corpo.

Foto: Ted Distel | http://tclib.org

A melhor forma de aprender os conceitos básicos, colocando-os em prática e aprendendo de maneira simples, é através do livro “Trad Climber’s Bible” dos autores John Long e Peter Croft. Ambos são considerados referências no esporte e declaradamente apaixonado pelas infinitas possibilidades da escalada com proteções móveis (Trad climb em inglês).

John Long é notoriamente conhecido por ser o primeiro escalador a realizar uma escalada em apenas um dia na via “The Nose” na rocha El Capitan em Yosemite. Mas nem tudo são glórias para Long, já que é seu o roteiro de um dos piores filmes hollywoodianos sobre escalada já feitos até hoje: “Risco Total” (Cliffhanger, 1993).

O livro “Trad Climber’s Bible” é altamente ilustrado por fotografias de Greg Epperson, fotógrafo especializado em escalada, todas com riqueza de detalhes e ângulos que são extremamente necessários para o aprendizado das técnicas.

Mas obviamente que somente a leitura do livro não credencia ninguém a sentir-se autodidata. Sentir-se confiante para comprar o equipamento de escalada com proteções móveis, mas não obter o treinamento adequado, confiando somente neste ou qualquer outro livro, pode levar a acidentes sérios.

Ficha Técnica

  • Título: Trad Climber’s Bible
  • Autor: John Long e Peter Croft
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 408
  • Editora: Falcon Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.