Trabalhar com esportes outdoor: Como transformar seus interesses em uma carreira?

Você tem vontade de trabalhar na área de esportes outdoor? Um dos maiores clichês para quem pratica qualquer esporte outdoor é usar a frase afirmando que “é um estilo de vida”. Parece que poucos sabem, e não custa reafirmar, que qualquer estilo de vida é a forma como a pessoa vivência a vida.

Portanto, praticar escalada é um estilo de vida, praticar trekking é um estilo de vida e até mesmo ser sedentário e ficar várias horas por dia também é um estilo de vida.

Estilo de vida “é o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. A definição é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que é ser profissional

Com exceção das pessoas que nasceram em berço de ouro, tendo sempre abundância de recursos, mesadas polpudas e desde sempre era considerado empresário/investidor, todas as outras pessoas da sociedade necessitam trabalhar para obter o sustento.

Da necessidade de trabalhar, muitas pessoas se dedicam a atividades e, para continuar a exercê-las, investe tempo para obter conhecimentos específicos da área escolhida, cursos, graduações e especializações. No século XXI é sabido que a necessidade de uma carreira de sucesso não é necessariamente a longevidade, mas o grau de conhecimento atualizado que o profissional possui.

Portanto, não importa a área que trabalhe a pessoa, apenas possuir experiência e tempo de estrada, não garante conhecimento e qualidade de trabalho. Alguém preso a conceitos e técnicas usadas há 10 ou 15 anos, muito provavelmente é considerado pelo mercado alguém ultrapassado e obsoleto.

Os profissionais que desejam ser bem-sucedidos e se destacarem no mercado devem buscar o crescimento contínuo e o desenvolvimento de sua carreira. A cumplicidade com a sua carreira profissional e a excelência nos resultados esperados estão fortemente ligados com a paixão com que se exerce a profissão.

Carreira no universo de esportes outdoor

Para trabalhar em qualquer área do universo de esportes outdoor, desde projetista de equipamentos, técnico de atletas e até mesmo um preparador físico, é necessário ter dedicação e especialização na área.

Apenas gostar da atividade, possuir passado de atleta e dinheiro de alguma herança não necessariamente fará desta pessoa bem-sucedida na indústria outdoor.

O que faz toda a diferença é a definição de metas, a comunicação eficiente, hábito de leitura assídua, bons relacionamentos interpessoais (diplomacia), prática de network e atualização constante (sobretudo em feiras e locais fora do país).

Mas ao se decidir trabalhar na área de esportes outdoor é importante alguns requisitos e reflexões:

  • AutocríticaAutocrítica é o processo de análise crítica de um indivíduo sobre seus próprios atos, analisando de maneira racional os erros e acertos e da capacidade de autocorreção. Para qualquer profissional a autocrítica é essencial para o desenvolvimento profissional.
  • AutoconhecimentoAutoconhecimento é o caminho para obter clareza sobre suas reais convicções e motivações. Autocrítica e autoconhecimento andam juntos. O processo de se conhecer, de identificar os pontos fortes e fracos, suas potencialidades e, assim, buscar as melhores escolhas para o futuro da profissão e empresa são fundamentais.
  • Metas e ObjetivosOs objetivos são as descrições concretas de onde você está e onde quer chegar. O estabelecimento de uma empresa, marca ou evento são seus objetivos. Cada passo e tarefas específicas a cumprir para chegar a ter uma empresa, marca ou evento, são as suas metas. Usando o a autocrítica e o autoconhecimento, terá clareza do que se almeja, será mais fácil definir as metas necessárias.
  • EstratégiasA maneira com a qual cada meta e objetivo serão realizados é chamado de estratégia. Empréstimos em banco, uso de dinheiro de sócios, uso de economias financeiras, imóvel próprio, maneiras de fazer marketing, facilitar o negócio ao cliente, etc. Tudo isso são estratégias. Um exemplo comum de estratégia ruim, são estabelecimentos que dificultam o pagamento de seu produto ou serviço.
  • HumildadeO erro mais comum de quem começa um negócio, especialmente na área de esportes outdoor, é possuir uma soberba e vaidade herdada dos tempos que praticava o esporte. Saber escutar sugestões e críticas de clientes, fornecedores e analisá-las com racionalidade e serenidade é o caminho para tornar-se bem-sucedido. A cegueira diante de problemas ocultados pela cegueira provocada pelo ego inflado e orgulho é causa de várias falências.

Como empreender no universo de esportes outdoor

Diferente do que muitos pensam, não existe fórmula mágica para gerar ideias criativas para novos negócios. No universo de esportes outdoor também segue a mesma lógica.

Uma das boas estratégias é pensar no futuro e construir no que está faltando no que imaginou. Não pense em atender uma pequena parcela de sua bolha social, mas pense em como o seu negócio pode sustentar você.

Para saber mais sobre como empreender no universo de esportes outdoor escute o episódio do podcast MontanhaCast, que discutiu exatamente este tema.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.