Os escaladores norte-americanos Tommy Caldwell e Alex Honnold liberaram (escalaram em estilo livre) uma nova via qualificada como “versão light do Dawn Wall”. A nova linha estende um projeto que o escalador britânico Leo Houlding deixou no meio do caminho há 18 anos. Kevin Jorgeson também participou da criação da linha, embora não estivesse na tentativa final.
Embora Honnold e Caldwell não tenham publicado muita informação sobre a nova linha em suas redes socais enquanto trabalham na parede, sabia-se que estavam na região que nunca antes escalada na “Wall of Early Morning Light”. As notícias sobre a conclusão bem-sucedida do projeto foram anunciadas ontem, por Tommy Caldwell em suas redes sociais. Na sua mensagem ainda existem muitos detalhes da ascensão (que ele já prometeu que tornará público nos próximos dias).
Nas palavras de Tommy:
Temos mantido as coisas um pouco confusas nesta temporada, para não torná-la demais. Mas Alex Honnold e eu, com Austin Siadak e Kevin Jorgeson, terminamos uma nova via bastante digna no El Capitan, alguns dias atrás. Principalmente, ela segue a “New dawn” e tem trechos da escalada mais espetacular que encontrei.
É uma continuação do caminho que Leo Houlding abriu na metade do muro há 18 anos, chamada ‘Passage to freedom.’. Essa via estava à frente de seu tempo e é uma obra de arte em si, incluindo o primeiro lado dinâmico de El Capitan. Leo também instalou uma chapeleta de capô de um Alfa Romeo na parede, que usou como agarra para conseguir passar de uma sessão que pensou que era impossível sem este recurso. Nós encontramos um caminho que a contornava.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.