Saiba como fazer “Tilt-shift” – Tutorial de PS

 

1. Escolha a fotografia certa

Não são todas as imagens funcionam bem com o tilt-shift. Antes de fotografar ou escolher uma foto para fazer a edição você deve ter em mente que o resultado final é fazer a cena parecer uma maquete, uma miniatura. Podemos dizer que as melhores imagens são aquelas fotografadas de um ponto de vista elevado, cenas com estradas, prédios e tráfego (carros e pessoas) são as mais interessantes. Escolhi a fotografia abaixo, que fiz de um prédio do Vale do Anhangabaú (SP), apenas para ilustrar o tutorial.

2. Criando uma máscara

Depois de abrir a imagem no Photoshop, ative o modo Quick Mask através da barra de ferramentas ou simplesmente tecle “Q” no seu teclado. Em seguida, selecione a ferramenta gradient ou tecle a letra “G” do teclado, mas tenha certeza de estar usando a gradient, pois o comando também serve para o balde de tinta que não será usado em nenhum momento. Se você só vê o baldinho, clique nele e segure até aparecer o menu para escolher a outra ferramenta.

Com a ferramenta selecionada, faça uma linha vertical dentro da imagem. O início define a área de foco, o fim define a transição para o desfoque, como na imagem abaixo. Não esqueça de ativar a opção destacada em vermelho!

Tente imaginar o resultado final para ter certeza de que é assim que você deseja. Para continuar você deve desativar o modo Quick Mask, através da barra de ferramentas, ou teclando “Q” no teclado. Aparecerá dois quadros quadiculados na sua imagem.

3. Ajustando o foco

No menu selecione Filter > Blur > Lens Blur. Faça os ajustes como você preferir. A opção Radius define quanto desfoque terá na imagem. Aqui já da pra ver a miniatura aparecendo. Quando estiver satisfeito, dê ok. Os quadrados ainda estarão na sua imagem, pressione Ctrl + D para que eles sumam.

Leia o resto em: http://fosgrafe.com/index.php/tilt-shift-tutorial-de-ps

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.