“They/Them”: Filme retrata a realidade de escaladores não binários

‘They/Them’ é um longa-metragem de escalada sobre Lor Sabourin e é o primeiro a destacar um (a) escalador (a) não binário (a). Sabourin é um (a) escalador (a), guia e treinador (a) do estado norte-americano do Arizona que se identifica como homossexual, não binário (a) e trans e usa os pronomes They e Them (tratamento neutro na língua inglesa) para identificar-se.

Lor também é um (a) dos (as) mais novos (os) embaixadores (as) da escalada da marca Patagonia.

A quantidade de parêntesis no parágrafo de cima tem uma justificativa: na língua portuguesa não há, como na inglesa, o gênero neutro. Os gêneros masculino e feminino são marcados no cotidiano, como “a sapatilha” (substantivo feminino) ou “o mosquetão” (substantivo masculino).

Gênero é uma categoria linguística inerente aos substantivos, mas em apenas um subconjunto desses substantivos está relacionado a “sexo” ( em torno de 13%). Na língua portuguesa, o gênero é meramente uma categoria formal, classificatória, que determina, entre outras coisas, a concordância.

Há quem afirme que exista uma linguagem não binária, porém ela não foi oficializada em nenhum Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O tema é complexo, ainda mais quando se ignoram questões caras para a ciência linguística, como a distinção entre gênero social e gênero gramatical.

No idioma inglês, They é usado sempre que estamos diante de um sujeito cujo gênero não é possível de ser identificado. Them é o pronome do objeto de They e, portanto, também não identifica o gênero.

Não binário é um termo genérico para definir um indivíduo que não se reconhece nem como homem, nem como mulher. Em outras palavras, indivíduos não binários são aqueles que não se encaixam em nenhum dos dois gêneros socialmente aceitos.

Lor Sabourin

Hoje com 27 anos, Lor Sabourin é um (a) escalador (a) experiente, com as certificações AMGA Single Pitch Instructor e Rock Rescue. O (A) escalador (a) é um (a) dos (as) primeiros (as) escaladores (as) que se identificam como não binários (as) a encadenar um 5.14 norte-americano (11º grau brasileiro) em vias tradicionais.

Sabourin sabe que um filme da Patagônia só ampliará os holofotes iniciados por um artigo no site Rock and Ice, bem como o potencial retrocesso. Mas ele (a) também sabe que esse tipo de visibilidade é uma forma necessária para mudar atitudes.

A marca norte-americana Patagonia há muito usa o cinema e a emoção, com a ajuda do fascínio dos esportes de aventura, para abordar questões mais amplas, desde a criação de peixes (Artifishal) e agricultura regenerativa (Unbroken Ground) à proteção da natureza (Jumbo Wild) e energia renovável (We The Power). Em They/Them, a marca faz uma abordagem sobre identidade de gênero e inclusão: mostrando como a escalada e a comunidade da escalada são um microcosmo da adversidade enfrentada por um grupo marginalizado e como esse grupo é tratado no mundo em geral.

O filme pode ser assistido na íntegra no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.