Livro da semana: “The World Beneath Their Feet” – Scott Ellsworth

“Montanhismo, loucura e a corrida mortal até o topo do Himalaia.” O bordão da capa do livro “The World Beneath Their Feet”, de Scott Ellsworth, diz tudo. À medida que a tensão aumentava constantemente entre as potências europeias na década de 1930, um tipo diferente de batalha já acontecia no Himalaia.

Equipes de montanhistas da Inglaterra, Alemanha nazista e EUA competiam para ser os primeiros a escalar os picos mais altos do mundo, incluindo o Monte Everest (8.849 m) e o K2 (8.611 m). Ao contrário dos escaladores de hoje, os montanhistas da época tinham poucas fotos ou mapas, nenhum sistema de oxigênio suplementar funcionando corretamente e usavam botas de couro e parkas de algodão.

The World Beneath Their Feet

Surpreendentemente, e contra todas as probabilidades, eles logo foram mais longe e mais alto do que qualquer um poderia ter imaginado. E, ao fazer isso, suas histórias chamaram a atenção do mundo e eles eram cercados por uma multidão nas estações de trem e apresentados em filmes e peças de teatro.

Nos corredores do Terceiro Reich, funcionários logo descobriu o valor propaganda de plantar uma bandeira nazista no topo das montanhas mais altas do mundo. “The World Beneath Their Feet” é relato da Grande Corrida do Himalaia nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, e segue as muitas tentativas bem-sucedidas e fracassadas de escalar o chamado “Achttausender”.

Estas montanhas consumiram os corações e mentes dos montanhistas em todo o mundo em meados da década de 1930 e países lutando para ser o primeiro a enviar montanhistas a picos aparentemente inacessíveis. Cada equipe tentou uma montanha de sua própria maneira e, a cada novo capítulo, Ellsworth descreve uma tentativa diferente de chegar ao topo e as variações de estratégia que os diferentes jogadores trouxeram para o jogo.

The World Beneath Their FeetEmbora bem escrita, logo fica claro que a história não tem uma direção real. Cai em um ciclo repetitivo, onde a cada poucas páginas uma nova expedição é descrita em detalhes desnecessários, sem a emoção necessária para obrigar o leitor a continuar lendo.

Ellsworth brisa pela morte, sofrimento e provações do espírito humano que caracterizam essas expedições exaustivas com uma facilidade indiferente, deixando-nos com um romance que descreve esses eventos com uma imparcialidade quase manual. “The World Beneath Their Feet” é meticulosamente pesquisado, mas o nível de detalhes que Ellsworth incorpora sobre os inúmeros escaladores que ele discute torna o romance denso.

O resultado é uma enxurrada de nomes, datas e fatos sem propósito que só servem para confundir o leitor e tirar toda emoção da história. Cada novo montanhista apresentado por Ellsworth torna-se apenas mais um indivíduo sem rosto, perdido no mar de sonhadores que, na maioria das vezes, não alcançam seus objetivos.

No livro, Ellsworth parte para a próxima expedição e o próximo grupo de escaladores, nos deixando sem nenhuma conexão emocional com as pessoas que colocaram suas vidas em espera e se jogaram no perigos maneira de apenas cume os titãs do Himalaia. “The World Beneath Their Feet” tem um potencial que se estende tão alto quanto as altas montanhas que ele descreve tão amorosamente, mas no final fica aquém.

O romance se arrasta em direção ao meio e ao fim, e sua leitura se torna um processo lento e vagaroso quando poderia ter sido um relato mais comovente das realizações humanas com apenas um pouco mais de emoção. Embora um montanhista possa gostar desse romance, ele é inacessível para uma pessoa comum que procura um vislumbre das mentes dos montanhistas do Himalaia.

Ficha técnica

  • Título: The World Beneath Their Feet
  • Autor: Scott Ellsworth
  • Edição:
  • Ano: 2020
  • Número de páginas: 416
  • Editora: Little Brown and Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.