The Scale of Hope: Filme mostra como mudanças climáticas são risco para escalada e montanhismo

The Scale of Hope é o mais novo filme da Patagonia. A marca norte-americana de roupas Patagônia nunca foi tímida em relação à sua posição política. Tanto que é possível dizer que a marca possui uma base de fãs, não somente clientes.

Fundada pelo escalador Yvon Chouinard em 1973 como uma linha de roupas de edição limitada, a empresa tem uma longa história de posicionamento progressivo em questões atuais. Essa tendência continua com o novo documentário da marca “The Scale of Hope”.

Se o título lembra a autobiografia intitulada “The Audacity of Hope” de Barak Obama, não é por acaso, pois a produção segue Molly Kawahata, uma escaladora e ex-assessora climática da Casa Branca do ex-presidente norte-americano.

Molly Kawahata é a fundadora da Systemic Impact Strategies , uma consultoria que assessora as principais marcas, corporações, organizações sem fins lucrativos, fundações e líderes de pensamento no desenvolvimento de estratégias e comunicações. O trabalho de Molly hoje gira em torno de como aproveitar a psicologia e a pesquisa em neurociência para realinhar o movimento climático em torno da mudança sistêmica.

No governo Obama, Molly atuou como Conselheira Climática da Casa Branca, onde ajudou a implementar a agenda de energia do presidente Obama e o Plano de Ação Climática.

A produção “The Scale of Hope” mostra Kawahata se preparando para uma expedição de escalada na Cordilheira do Alasca enquanto também trabalha para criar uma nova narrativa climática “centrada na esperança”. Assim como o livro de Obama, o filme também combina a história pessoal de Kawahata com urgência política.

A escaladora viaja para o Topaz Internment Camp no deserto de Utah, onde os EUA prenderam nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial (incluindo os avós de Kawahata). No filme, Kawahata aponta para uma forma eficaz de combater as mudanças climáticas: registrar novos eleitores.

A Patagonia também não se limita a incluir essa ideia em seu documentário. Os líderes da empresa também criaram uma página na web dedicada às eleições de meio de mandato nos EUA. Diferentemente do Brasil, os EUA os deputados e senadores são eleitos, ou reeleitos, no meio do mandato do presidente da república (midterm elections).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.