The North Face renomeia sua linha Sherpa

TheNorth Face renomeia sua linha Sherpa. A saber, um dos produtos clássicos da marca The North Face recebe agora um novo apelido.

A empresa anunciou que mudará o nome de jaquetas e coletes Sherpa em um esforço para respeitar a cultura e a herança do povo sherpa do Nepal. Portanto, confira agora: The North Face renomeia sua linha Sherpa.

The North Face e o povo sherpa

Foto: Karthik Thoguluva /Unsplash

Foto: Karthik Thoguluva /Unsplash

Por certo, a partir de agora, a empresa chamará seus produtos de lã, entre outros variantes da linha, de “pelo alto”. Nome original: “high pile”. A saber, o povo sherpa pertence a um grupo étnico indígena que viveu nas regiões orientais de grande altitude no Himalaia. Sua migração aconteceu do leste do Tibete para o Nepal no século XV.

Em resumo, o grupo teve um papel fundamental no desenvolvimento do montanhismo na região, escalando ao lado de montanhistas estrangeiros. Uma curiosidade é que muitos falantes de inglês ainda usam “Sherpa” como sinônimo de carregador ou guia de grande altitude.

Fato é que a The North Face tem uma longa história no Nepal. Por décadas, a empresa fez parceria com moradores do Himalaia em expedições de montanhismo. Também apoiou a American Himalayan Foundation e doou para a iniciativa STOP Girl Trafficking, uma fundação que usa a educação para combater o tráfico de meninas nepalesas.

Em 2019, a montanhista Dawa Yangzum Sherpa se tornou a primeira atleta nepalês a se juntar à equipe global da The North Face. Logo ela se tornou a primeira mulher nepalesa a escalar Makalu, a quinta montanha mais alta do mundo.

Em setembro, a The North Face colaborou também com Nikki Shrestha, uma sherpa do Nepal. A movimentação foi para destacar o papel que o ar livre desempenha em sua identidade como nepalesa americana.

The North Face renomea sua linha Sherpa

Foto: Raphiell Alfaridzy /Unsplash

Foto: Raphiell Alfaridzy /Unsplash

Henry Navarro, designer multidisciplinar e professor associado de moda na The Creative School da Universidade Metropolitana de Toronto, disse que a decisão da The North Face de mudar o nome e destacar o povo sherpa é um passo na direção certa.

Henry disse que as expedições que aconteceram na região não seriam possíveis sem o conhecimento e as tradições do povo sherpa, incluindo roupas importantes para se manter aquecido durante as caminhadas.

“O povo sherpa tradicionalmente usava a pele por dentro porque criava uma bolsa de ar que isolava, enquanto o lado de camurça lisa era usado do lado de fora para proteger do vento”, disse Navarro.

“Eles compartilharam esse conhecimento com todos esses exploradores, e isso nunca foi totalmente reconhecido”, continuou.

Navarro disse que a conversa sobre apropriação cultural e reconhecimento raramente surge na comunidade de estilo de vida ao ar livre. Enfim, pegando um breve, porém muito completo trecho do motivo da mudança para The North Face, Eri Raymond sucintamente disse:

“Só queríamos ser mais fiéis à nossa própria conexão com a comunidade nepalesa e queríamos ter um melhor reflexo disso”, explicou Eric Raymond, diretor de impacto social da The North Face, à NBC News.

Foto destaque: Lucas Ludwig | Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.