The North Face envia designers de volta à faculdade para melhorar a longevidade dos equipamentos

Durante a Outdoor Retailer, a empresa norte-americana The North Face anunciou seu mais recente esforço de sustentabilidade: o envio de seus designers de volta à faculdade. A empresa ambiciona com esta iniciativa que seus designers desenvolvam a habilidade de reutilizar, consertar e melhorar a longevidade das peças de roupa que fabricam.

A empresa possui uma equipe de quase 70 estilistas em sua sede em Denver, Colorado. Pelo programa de reciclagem profissional, a cada seis meses uma equipe de cinco estilistas será convidada a participar de um novo programa chamado Renewed Design Residency.

Foto: https://hypebeast.com/

Os designers que participam do programa de reciclagem profissional passarão uma semana no Renewal Workshop, uma empresa que ajuda as marcas a coletar roupas velhas, repará-las e prepará-las para serem revendidas. O objetivo é imergir os designers neste ambiente para que possam aprender a projetar roupas com todo o seu ciclo de vida.

A marca norte-americana The North Face vem trabalhando na direção da economia circular há algum tempo. Em 2018, a empresa fez uma parceria com a Renewal Workshop para criar a plataforma Renewed, na qual a empresa coleta as roupas velhas dos clientes (somente da própria marca), as repara para que parecessem novas e depois as revende.

Outdoor Retailer

Durante a Outdoor Retailer, a maior feira de equipamentos outdoor do continente americano, várias marcas possuíam uma parte de seus stands com pequenas oficinas de reparo. A mais conhecida delas era da Patagonia, com sua já conhecida e difundida Worn Wear.

Como a iniciativa teve boa aceitação do público, outras marcas também procuraram correr atrás de implementar um programa semelhante. Marcas como Fjällräven é um exemplo das diversas outras que estão iniciando programas de reparos gratuitos.

Reparação de roupas é a tendência mundial

Foto: https://hypebeast.com/

Nas últimas décadas, nosso relacionamento com nossas roupas mudou completamente. Resumidamente, nossas roupas deixaram de ser objetos duráveis ​​e se tornaram descartáveis. Junto a isso, existe o hábito de joga-las fora, como lixo.

De acordo com pesquisas realizadas pela industria da moda, desde o ano 2000, o número médio de vezes que um consumidor veste um item antes de jogá-lo fora caiu 36%. Nos EUA, por exemplo, o público usa uma peça de roupa oito a 10 vezes antes de jogá-la fora.

Esses hábitos estão contribuindo para a poluição do meio ambiente. Todos os anos, 85% de todos os têxteis produzidos acabam em aterros sanitários ou no oceano. Tecidos de algodão se decompõe na natureza. Mas como a maioria das roupas hoje em dia são feitas de fibras sintéticas à base de plástico, roupas podem levar centenas de anos para se decompor.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.