The North Face celebra montanhistas afrodescendentes em coleção limitada

Esportes outdoor são para todos. É um fato, mas mesmo assim aquelas pessoas nas trilhas, escalando rochas e acampando ainda são predominantemente brancas. O censo de montanhismo 2020/2021, o mais completo e mais abrangente realizado até hoje no Brasil, revelou que apenas 21% do público montanhista é pardo ou afrodescendente.

No último censo demográfico do Brasil, realizado em 2010, 47,5% da população brasileira foi classificada como branca, 43,4% como parda e 7,5% como preta. Ou seja, a representatividade no universo do montanhismo não corresponde à mesma proporcionalidade existente no país.

Algumas marcas, com iniciativas tímidas, estão tentando fazer com que este quadro mude no Brasil e no Mundo. Uma dessas é a marca norte-americana. The North Face, que esta semana lançou uma nova coleção de camisetas destacando os montanhistas afrodescendentes do passado e do presente: Sophia Danenberg e Phil Henderson, respectivamente.

Sophie Danenberg a primeira mulher negra norte-americana e afrodescendente a escalar o Monte Everest, e Phil Henderson, que liderará a primeira expedição totalmente de afrodescendentes ao Everest, são o tema de uma nova coleção de roupas gráficas de edição limitada, já disponível.

Embora não haja nenhum plano (pelo menos publicamente) para apoiar financeiramente os montanhistas em destaque (ou as organizações que eles possuem e operam), os holofotes por si só são suficientes para inspirar futuras gerações de exploradores do BIPOC (black, Indigenous and people of color), esperam Danenburg e Henderson.

Das mais de 10.000 pessoas que subiram o Monte Everest, apenas seis eram afrodescendentes. Embora longe de ser perfeito, The North Face está fazendo um esforço, com o Black History Month como pano de fundo, e criou uma iniciativa baseada em produtos para aumentar a visibilidade dos afrodescendentes no montanhismo, destacando dois notáveis ​​montanhistas afrodescendentes com realizações no Everest.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.