“The Dawn Wall” ganha prêmio de melhor filme de montanha de 2018

O filme “The Dawn Wall” consagrou-se como o melhor filme do ano. O documentário sobre a épica escalada de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson na via que da o nome à produção foi condecorada pelo prêmio mais importante do gênero: Banff Centre Mountain Film and Book Festival.

Da mesma maneira que um filme ganha a palma de ouro em Cannes ou o Urso de Ouro em Berlim, o consagra como uma grande obra cinematográfica (chancelando seu potencial de ganhar o Oscar, uma premiação americana que visa mais o mercado do que qualidade de produção). Para o mercado de filmes outdoor, ganhar em Banff significa ganhar o título de melhor filme do ano.

Banff Centre for Arts and Creativity, considerado um dos festivais de cinema e cultura de montanha mais icônicos e destacados, anunciou ontem, 5 de novembro, os ganhadores do Banff Mountain Film Competition 2018, dentre os quais estão os curtas que viajarão o mundo dentro do seu destacado tour anual. O filme “The Dawn Wall” não fará parte deste pacote.

“The Dawn Wall”, produção que recorreu centenas de salas de cinema, foi ganhadora do destacado prêmio de “Melhor longa de Montanha”, reconhecimento aos filmes em formato longa-metragem, que possuem destaque cinematográfico mas, sobretudo, pelo fato de levar um fato histórico às telas de cinema. O filme está sendo ovacionado por onde quer que seja exibido, tornando assim a sessão uma experiência única.

O prêmio Banff de Melhor Longa de Montanha foi entregue anteriormente a grandes produções como Dirtbag: A História de Fred Beckey (2017) e Climbing Higher (2016), por exemplo. Ambos os filmes são considerados os melhores do gênero.

A lista de ganhadores incluiu outras grandes produções como “The Weight of Water” (EUA, 80 minutos), que recebeu o Grand Premio, reconhecimento máximo que o festival entrega cada ano. Já o “Free Solo”, levou o prêmio Melhor Filme de Escalada.

“Sem dúvida, este filme tem um mérito indiscutível, mesmo assim, o sucesso desta história de múltiplas camadas esta no seu protagonista e na trilogia de desafios que ele atravessa na sua vida – com a mesma intensidade em corpo, mente e alma – , e no jeito profundamente humano em como os enfrenta.”

Jim Herrington – Membro do Juri

O filme “The Dawn Wall” terá exibições no Brasil, para maiores informações:

Tradução autorizada: freeman.com.mx

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.