The Climb: O que esperar dos dois brasileiros no reality show de escalada na HBO Max?

No próximo dia 12 estreia The Climb. Mas, o que esperar dos dois brasileiros no reality show de escalada na HBO Max?

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada na semana passada, o canal de streaming norte-americano estreará um programa em formato de Reality Show, comandado por Jason Momoa e Chris Sharma totalmente voltado à escalada. Os destaques ficam para André Braga e Maiza Lima.

O show terá a participação de dois brasileiros: André Braga (que já foi destacado no podcast MontanhaCast, ao falar da estreia da escalada esportiva nas Olimpíadas) e Maiza Lima, brasileira residente nos EUA desde a adolescência. Maiza foi destacada detalhadamente, e em primeira mão para o Brasil, pela Revista Blog de Escalada quando foi protagonista do filme “What’s in A Name”.

A marca norte-americana de equipamentos outdoor Marmot, em parceria com cadeia de lojas REI e Bedrock Film Works, foram os produtores do filme “What’s In A Name”, que destacou Maiza Lima. Já André Braga, o Deco, será entrevistado ao vivo hoje no programa Climb Talks, revelando bastidores da produção, como foi o processo de casting, os sigilos que existem em contrato e muito mais.

O que é um Reality Show?

The Climb

Tecnicamente falando, um Reality Show, também conhecido como Reality television, é um gênero de programação televisiva que, em teoria, documenta situações da vida real supostamente improvisadas, muitas vezes estrelando pessoas desconhecidas em vez de atores profissionais.

Os reality shows também costumam usar um apresentador para comandar o programa ou um narrador para contar a história ou definir o cenário dos eventos que estão prestes a acontecer. Ao contrário de programas roteirizados como sitcoms e dramas, o reality show não depende de escritores e atores, e grande parte do programa é dirigido por produtores e uma equipe de editores.

Por causa disso, pode ser uma opção de programação muito barata do ponto de vista da produção. Um reality show depende da câmera capturando tudo enquanto acontece.

A televisão de realidade emergiu como um gênero distinto no início dos anos 1990 nos EUA com programas como The Real World. O formato teve destaque no início dos anos 2000 com o sucesso de séries Survivor, Idols e Big Brother, todos os quais se tornaram franquias globais (realizadas em cada país com um formato pré estabelecido).

O que esperar de The Climb?

The Climb

Foto: HBO Max

A série original da HBO Max The Climb é o primeiro reality show de escalada e estreia em 12 de janeiro com três episódios, seguidos por três novos episódios na semana seguinte e concluindo com os dois episódios finais em 26 de janeiro. O teste final”, afirma o comunicado de imprensa do programa, “para coroar o melhor escalador amador do mundo com um patrocínio da marca norte-americana prAna e um prêmio em dinheiro de US$ 100.000 (R$ 519.780)”.

A série foi criada por Jason Momoa, um ator conhecido do público por seus papéis em Game of Thrones e Aquaman, e o escalador Chris Sharma, que não precisa de muita apresentação para a maioria dos escaladores por causa de seus feitos no esporte nas primeiras décadas do século XXI.

O casting para a série foi divulgada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada em 2021. Milhares de escaladores se inscreveram para concorrer ao prêmio e patrocínio. Os competidores selecionados foram:

  • André Braga (Decco)
  • Maiza Lima
  • Dominique Terrill Barry
  • April Fulton Welch
  • Bradford Lee Burns
  • Alice Hafer
  • Robyn Michelle Ragins
  • Mario Randall Stanley
  • Cat Runner

“Estamos tentando mostrar às pessoas que escalar é para todos. É só sair e escalar.”, disse Chris Sharma para o site canadense Gripped.com. Segundo comunicado da imprensa, no programa o grau das vias e a localização do crux são indicados com gráficos, que agradarão escaladores e não escaladores.

Jason Momoa afirmou que “O final da série foi uma das maiores surpresas que já vi em todos os meus anos no cinema”. A HBO Max Brasil não liberou nenhum link para apreciação da imprensa no Brasil.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.