“The Alpinist” estreia nos EUA sob enxurrada de maravilhadas avaliações

O documentário de montanhismo “The Alpinist”, um retrato de Marc-André Leclerc ,que oferece uma visão psicológica e um registro de realizações físicas, é o filme para quem viu “Free Solo”, o documentário vencedor do Oscar sobre escalador Alex Honnold.

Leclerc escala montanhas muitas vezes sozinho, com o mínimo de equipamento, em superfícies que variam entre rocha, gelo e neve, e em tempo terrível. O próprio Alex Honnold aparece no filme para expressar seu espanto com os riscos assumidos por Leclerc.

A Sender Films produziu o filme em parceria com a Red Bull Media House, o qual será distribuído pela Universal Studios e seus parceiros internacionais (os quais têm os direitos exclusivos de licenciamento e acordos de exibição). Portanto, não será dessa vez que a Freeman Outdoors irá fazer a exibição em cinemas como aconteceu com “Dawn Wall”.

O lançamento nos EUA teve sessão exclusiva para convidados na noite de 7 de setembro e a produção será exibida nos cinemas a partir de hoje. O filme estreará nos cinemas do Reino Unido em 24 de setembro e como filme original da Amazon no Canadá em 26 de outubro.

De acordo com a Sender Films, exibições já estão confirmadas para França, Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Bélgica e Luxemburgo.

Recepção da crítica especializada

Uma crítica de filme tem a missão primordial de informar e para ser bem feita, a regra número um é a imparcialidade. Parte do sucesso, ou fracasso, de uma produção é diretamente proporcional na análise crítica de uma produção.

Se depender disso, a produção “The Alpinist” possui um caminho pavimentado para um sucesso estrondoso. Veículos de prestígio como Hollywood Reporter, Washington Post e The New York Times rasgaram elogios para a produção da Sender Films.

Na sua avaliação, o site Hollywood Reporter, que durante o século XX, foi uma das duas maiores publicações sobre cinema do mundo, afirmou que “Um documentário de cair o queixo que certamente fará comparações com ‘Free Solo'”. “É, de certa forma, um olhar mais sincero e provavelmente mais verdadeiro na escalada de alto nível do que no ‘Free Solo'”, complementa Daniel Fienberg, crítico do Hollywood Reporter.

Já o Washington Post, em uma crítica feita por Michael O’Sullivan, declara que o filme é “um retrato do foco sem medo”. Já o site Men’s Journal foi mais superlativo: “Captura algumas das imagens de escalada em estilo solo mais inspiradoras já vistas em rocha e gelo”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.