O fotógrafo Peruzzo, de Uberlândia-MG fez uma viagem às cavernas de Terra Ronca no estado de Goiás, a 400 km de Brasília.
O Parque Estadual Terra Ronca é um dos maiores sítios de cavernas da América Latina, composto também por cachoeiras e uma formação de morros, esculpido pelos ventos e pelas águas.
Está localizado nas cidades de São Domingos, Posse e Guarani de Goiás.
Segundo documentou em suas fotos e vídeo publicados em seu site, o local tem potencial para ser o novo paraíso da escalada brasileira.
Alguns mais empolgados sugeriram que até mesmo um Petzl Roc Trip, um evento que na última edição reuniu 850 escaladores, chegando a um público total de 1200 pessoas.
Olhando as fotos de Peruzzo fica difícil imaginar um volume de pessoas deste porte em um local tão intocado e de beleza gigantesca.
Será agora Terra Ronca a nova meca da escalada no Brasil?
Para ver todas as fotos visite site de Peruzzo, com a opção de download de todas em alta resolução
Estive no Parque Terra Ronca este ano (2018) e apesar do encanto com o lugar meu olhar como escalador nem de longe vislumbrou essa possibilidade. As cavernas dentro do Parque não devem ser escaladas.
Por outro lado toda a região possui muitas formações incríveis em Calcáreo que oferecem um potencial gigantesco para a escalada. Acredito que muitas destas áreas estão fora do parque Terra Ronca.
Até onde eu sei é proibido colocar proteções fixas em terra ronca. O Ibama do Goiás é sempre bem “complicado”. Exemplos disso são: morro do cabeludo em Cocalzinho e Cristalina.
até onde eu saiba, cavernas e formações como estactities e estalagmites são protegidas, creio que dentro das cavernas não é possivel escalar
Caro Gabriel
Concordo plenamente que em cavernas há uma proibição em legislatura sobre a práticas de escalada.
Porém não há algo muito explícito sobre grutas. A escalada mostrada no vídeo do Peruzzo deixa a entender que há escaladas sendo desenvolvidas em grutas e arredores.
Não há qualquer imagem de escaladas dentro de cavernas. Assisti ao vídeo várias vezes para ter a certeza disso. Tanto que nas fotos no site pessoal do fotografo também não há nenhuma imagem disso.
Porém do lado de fora, e em grutas há sim potencial para um novo local de escalada esportiva, e em tipo de formações interessantes e desafiadoras.
O fotógrado foi contactado pelo site, e deverá em breve conceder entrevista para além de falar sobre as escaladas no local, dizer como o local vale uma visita.