Terceira fatalidade: Mais um montanhista morre no Aconcágua em menos de uma semana

Mais um montanhista morre no Aconcágua na temporada. Desde que a temporada 2022/2023 começou no início de dezembro, em menos de uma semana já houve três óbitos no Monte Aconcágua (6.961 m).

Dessa vez a vítima foi um norte-americano identificado como Ayn Vincent Day, de 39 anos. Simmans, que conseguiu chegar ao cume, mas o guia recomendou vários metros antes de chegar que não continuasse a subida porque havia detectado que não estava seguro. Durante a descida, o estado de saúde do norte-americano piorou e o guia teve que colocá-lo em oxigênio suplementar e arrastá-lo porque não conseguia se mover.

À noite, a Patrulha de Resgate veio em seu socorro, a mais de 6.600 metros acima do nível do mar, onde o colocaram em uma maca, em meio ao frio e à neve. No refúgio Independencia, a 6.300 metros, descobriram que ele não tinha mais sinais vitais.

No mesmo dia um montanhista britânico também teve de ser socorrido pelo corpo de salvamento devido a um problema respiratório. Dada a gravidade do problema de saúde, uma evacuação por helicóptero foi ativada.

Quais foram os outros acidentes no Aconcágua

Esta foi a terceira morte no Monte Aconcágua em menos de uma semana, conforme a Revista Blog de Escalada divulgou em primeira mão para o Brasil na última segunda-feira. No último domingo, morreu o norte-americano John Michael Magness, que teve problemas de saúde durante a subida.

No último sábado, quando um montanhista norueguês, identificado como Moi Oystein, sofreu uma descompensação no setor denominado La Cueva. O montanhista estava com um grupo a caminho do cume.

Na semana anterior dois montanhistas estrangeiros foram hospitalizados em estado grave após sofrerem um acidente no Aconcágua. Tratava-se de um britânico de 32 anos e de um francês de 55, que deram entrada depois de caírem vários metros no Nido de Cóndores.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.