Durante a Olimpíada que recentemente terminou no Rio de Janeiro alguns atletas chamaram atenção por ostentar em partes de seu corpo alguns hematomas que se assemelhavam a “chupões”. Estes hematomas eram resultado de um tratamento terapêutico chamado cupping therapy, Terapia de Ventosas ou ventosaterapia em português, praticado na china antiga pelo famoso alquimista e herbalista Ge Hong. Muito criticado pela medicina moderna, o herbalismo é o uso e estudo das plantas medicinais e também de diversos produtos derivados de fungos e abelhas, assim como minerais e outras substâncias de origem animal.
A medicina chinesa antiga é muito cultuada, especialmente por quem procura tratamentos holísticos. Durante milhares de anos, e até mesmo hoje, oferece respostas alternativas à medicina tradicional por tratar vários tipos de doenças e infecções.
Geralmente as pessoas que a utilizam alegam que estão procurando opções aos tratamentos oferecidos nos modernos hospitais e aos médicos modernos. Portanto durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o tradicional tratamento de ventosas chamou a atenção quando ninguém menos que o multi-medalhista Michael Phelps apareceu em público com vários hematomas circulares pelo seu corpo.
O que é a Terapia de ventosas
A Terapia de Ventosas consiste da aplicação de ventosas, que são recipientes de vidro similares a pequenos vasos de plantas, sobre a pele utilizando vácuo. Esta ventosa faz uma sucção na pele e em uma parte do algum músculo. O vácuo é gerado, normalmente, utilizando calor (método utilizado na antiguidade) por meio de uma pequena brasa dentro do recipiente e assim o ar é consumido (gerando o vácuo). Atualmente alguns terapeutas utilizam um recipiente especial com bomba de vácuo incorporada.
Na antiguidade o instrumento utilizado era a cabaça, porém registros da prática foi verificada até mesmo nos índios da América do Norte. Estes nativos da América tratavam utilizando chifre de búfalos com 10 cm de comprimento e o vácuo era realizado por sucção oral e sem seguida tapado.
Desta maneira se abrem todos os poros da pele e favorece a circulação linfática e sanguínea. A escolha dos locais de aplicação seguem mais ou menos a lógica da acupuntura, que são os meridianos de energia. Desta maneira são tratados além da pele e músculos, os órgãos internos do paciente. Esta terapia foi utilizada durante muitos séculos na China antiga como tratamento para problemas respiratórios, estados gripais e para aliviar a dor de articulações e músculos.
O tratamento é uma excelente alternativa a analgésicos o que chamou a atenção de atletas de elite que frequentemente suportam uma enorme quantidade de dores decorrente do esforço físico extremo que são submetidos durante as competições. O próprio Michael Phelps quando questionado sobre os hematomas afirmou que utilizava a terapia de ventosas para aliviar as dores produzidas por tantas competições seguidas que participou e, segundo afirmou na ocasião, melhorar seu rendimento.
A Terapia de Ventosas podem ser utilizadas em associação com outros tratamento como acupuntura, alimentação natural, Pilates e Yoga para reforçar a sua efetividade.
Contraindicações de tratamento
Como todo tratamento medicinal, holístico ou moderno, deve-se sempre consultar um especialista no assunto e, obviamente, ter em mente que pode ou não trazer benefícios. Por isso é importante ter a certeza absoluta de que não há contra-indicações para o tipo de resultado que deseja obter.
Portanto para que a Terapia de Ventosas seja bem sucedido que junto do tratamento exista um controle alimentar e ingestão abundante de água. Este tipo de controle é para auxiliar na purificação do sangue.
Cada aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento. Portanto não deve ser realizada todos os dias.
Terapia de Ventosas contra indicada para problemas dermatológicos (dermatites, psoríase, micoses), alergias na pele, ferimentos recentes na região lombar ou abdômen e gestantes.
Por não utilizar-se de nenhum medicamento alternativo a Terapia de Ventosas possui pouquíssimas contraindicações. A única restrição a ela são os indisfarçáveis hematomas que ficam na pele durante algum tempo e eventualmente podem causar constrangimentos sociais por conta de sua aparência.