Terapia de Ventosas – O que é esta nova moda entre atletas de elite

Durante a Olimpíada que recentemente terminou no Rio de Janeiro alguns  atletas chamaram atenção por ostentar em partes de seu corpo alguns hematomas que se assemelhavam a “chupões”. Estes hematomas eram resultado de um tratamento terapêutico chamado cupping therapy, Terapia de Ventosas ou ventosaterapia em português, praticado na china antiga pelo famoso alquimista e herbalista Ge Hong. Muito criticado pela medicina moderna, o herbalismo é o uso e estudo das plantas medicinais e também de diversos produtos derivados de fungos e abelhas, assim como minerais e outras substâncias de origem animal.

A medicina chinesa antiga é muito cultuada, especialmente por quem procura tratamentos holísticos. Durante milhares de anos, e até mesmo hoje, oferece respostas alternativas à medicina tradicional por tratar vários tipos de doenças e infecções.

Foto: http://projetopedalando.com.br/

Foto: http://projetopedalando.com.br/

Geralmente as pessoas que a utilizam alegam que estão procurando opções aos tratamentos oferecidos nos modernos hospitais e aos médicos modernos. Portanto durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o tradicional tratamento de ventosas chamou a atenção quando ninguém menos que o multi-medalhista Michael Phelps apareceu em público com vários hematomas circulares pelo seu corpo.

O que é a Terapia de ventosas

A Terapia de Ventosas consiste da aplicação de ventosas, que são recipientes de vidro similares a pequenos vasos de plantas, sobre a pele utilizando vácuo. Esta ventosa faz uma sucção na pele e em uma parte do algum músculo. O vácuo é gerado, normalmente, utilizando calor (método utilizado na antiguidade) por meio de uma pequena brasa dentro do recipiente e assim o ar é consumido (gerando o vácuo). Atualmente alguns terapeutas utilizam um recipiente especial com bomba de vácuo incorporada.

Na antiguidade o instrumento utilizado era a cabaça, porém registros da prática foi verificada até mesmo nos índios da América do Norte. Estes nativos da América tratavam utilizando chifre de búfalos com 10 cm de comprimento e o vácuo era realizado por sucção oral e sem seguida tapado.

Foto: http://suzannelynchtcm.com/

Foto: http://suzannelynchtcm.com/

Desta maneira se abrem todos os poros da pele e favorece a circulação linfática e sanguínea. A escolha dos locais de aplicação seguem mais ou menos a lógica da acupuntura, que são os meridianos de energia. Desta maneira são tratados além da pele e músculos, os órgãos internos do paciente. Esta terapia foi utilizada durante muitos séculos na China antiga como tratamento para problemas respiratórios, estados gripais e para aliviar a dor de articulações e músculos.

O tratamento é uma excelente alternativa a analgésicos o que chamou a atenção de atletas de elite que frequentemente suportam uma enorme quantidade de dores decorrente do esforço físico extremo que são submetidos durante as competições. O próprio Michael Phelps  quando questionado sobre os hematomas afirmou que utilizava a terapia de ventosas para aliviar as dores produzidas por tantas competições seguidas que participou e, segundo afirmou na ocasião, melhorar seu rendimento.

A Terapia de Ventosas podem ser utilizadas em associação com outros tratamento como acupuntura, alimentação natural, Pilates e Yoga para reforçar a sua efetividade.

Contraindicações de tratamento

terapia-ventosa-1

Como todo tratamento medicinal, holístico ou moderno, deve-se sempre consultar um especialista no assunto e, obviamente, ter em mente que pode ou não trazer benefícios.  Por isso é importante ter a certeza absoluta de que não há contra-indicações para o tipo de resultado que deseja obter.

Portanto para que a Terapia de Ventosas seja bem sucedido que junto do tratamento exista um controle alimentar e ingestão abundante de água. Este tipo de controle é para auxiliar na purificação do sangue.

Cada aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento. Portanto não deve ser realizada todos os dias.

Foto: http://www.douglashiraoka.com.br/

Foto: http://www.douglashiraoka.com.br/

Terapia de Ventosas contra indicada para problemas dermatológicos (dermatites, psoríase, micoses), alergias na pele, ferimentos recentes na região lombar ou abdômen e gestantes.

Por não utilizar-se de nenhum medicamento alternativo a Terapia de Ventosas possui pouquíssimas contraindicações. A única restrição a ela são os indisfarçáveis hematomas que ficam na pele durante algum tempo e eventualmente podem causar constrangimentos sociais por conta de sua aparência.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.