Temporada de alta montanha: Como priorizar a segurança para voltar para casa inteiro

Voltar para casa com segurança é o objetivo mais importante de uma escalada em alta montanha. Entretanto, não é uma tarefa fácil. Há diversos procedimentos e atitudes que dependem somente do montanhista a não necessariamente de seu guia.

Como todos os anos no México, e na América do Sul, em dezembro e janeiro começa a alta temporada de montanhas. Sim, é verdade que durante todo o ano podemos encontrar dias com boas condições climáticas para subir os grandes vulcões das Américas.

Mas a partir deste mês começam as melhores semanas para praticar montanhismo nestes lugares. Não apenas porque encontramos os picos nevados, mas porque o tempo ruim diminui de intensidade.

Portanto, é essencial levar em consideração algumas dicas que permitirão alcançar o cume mais importante: voltar para casa com segurança. Para sua segurança nas montanhas, sempre considere os itens abaixo.

O tempo

A temperatura, a sensação térmica e o clima em geral mudam rapidamente nas montanhas mais altas. Portanto, é essencial verificar as condições meteorológicas antes de visitar um vulcão.

Na internet é possível verificar vários sites onde você pode encontrar informações meteorológicas confiáveis:

O terreno

O terreno em alta montanha é acidentado e íngreme. Os graus de irregularidade podem ser perigosos se você não conhece a área. Além disso, o desempenho e o esforço físico exigidos na montanha mudam consideravelmente com os fatores de altitude e clima.

Se você não conhece a montanha, prepare-se com antecedência e seja acompanhado por especialistas, os quais podem ser encontrados em empresas de guias de montanha, associações e escolas de montanhismo.

Se qualquer uma destas empresas estiver relacionada com alpinistas sociais, como apresentadores de TV e similares, evite os contratar. Empresas acostumadas a carregar apresentadores de TV montanha acima geralmente privilegiam o marketing e pouco a experiência de montanha e aprendizado.

Equipamento correto

Use sempre equipamento adequado para alta montanha corretamente. A subida a cada um dos vulcões e montanhas existentes no continente americano exige um tipo especial de equipamento.

Embora existam listas básicas que se aplicam, em essência, a qualquer expedição, é importante que você saiba como montar sua mochila, bem como suas roupas para todas as ocasiões em que for à montanha.

Não existe uma fórmula exata, embora seja genérica, de como usar os calçados corretos, proteções contra frio e vento. Importante estar atento a não usar qualquer indumentária de algodão (ele não seca facilmente).

Saiba como usar os equipamentos técnicos que carregar. Na realidade, o que deve executá-lo depende da atividade, do momento e dos objetivos. Não é o mesmo vestir-se para uma trilha do que percorrê-la em ritmo lento.

Levar o equipamento não é suficiente, você precisa saber como usá-lo e usá-lo bem.

Conhecimentos básicos de escalada

Embora muitas as montanhas possam subir ao longo de rotas sem grandes desafios técnicos, é sempre valioso ter mais habilidades e conhecimentos em seu portfólio de soluções ao encarar a montanha.

Não é incomum o clima fechar, escurecer à noite, ou simplesmente negligenciar e se perder por um momento e ter que escalar alguma rocha. Você deve saber manter o equilíbrio em uma borda exposta.

E, é claro, quanto maior o nível de dificuldade você procurar no desafio, mais conhecimento técnico será necessário.

Humildade e bom senso

Se fisicamente ou psicologicamente você não pode mais continuar sua ascensão, diga-o. Se é o seu parceiro que expressa seu cansaço, apoie-o. A vida sempre será mais importante do que um cume.

Montanhismo exige certas habilidades e habilidades. O montanhista deve ter uma condição física e psicológica apropriada para o desafio escolhido. A montanha é um ambiente em que, sempre, por mais experiência que temos, somos vulneráveis.

Portanto, para uma montanha difícil é necessário ter currículo. Se você for treinar pela primeira vez nas montanhas, sugerimos que se integre a um grupo ou clube.

A montanha é o espaço da amizade por excelência. Não vale a pena conquistar um pico, se isso significa deixar um amigo em apuros. Ou qualquer outro montanhista. Qualquer que seja o meu relacionamento com ele.

Acesso e conservação

A conservação vai muito além do que não desarrumar nosso caminho através da montanha e trazer de volta todo o lixo (humano e não humano) que geramos. Respeitar caminhos, não colecionar plantas, ficar calado e não perturbar a flora e a fauna é essencial.

Não esqueça de reservar tempo e energia para a descida. Além disso, registre-se nas estações de resgate ou com a autoridade da área.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.