Sustentabilidade, esportes outdoor e aquecimento global

Por definição, esportes outdoor, ou esportes de natureza ou aventura, são aqueles praticados com equipamentos especiais, não utilizados em ambiente urbano, em um local natural.

Ou seja, atividades como surf, hiking, trekking, espeleologia, corrida de aventura, escalada, campismo,
asa delta, paraglider, paraquedismo, entre muitos outros, entram na categoria de esportes outdoor.

Por causa desta dependência da natureza para a prática esportiva, a necessidade de preservação e a sustentabilidade,estão completamente ligadas.

Isso porque sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais, não comprometendo-os as próximas gerações.

Por exemplo, para quem pratica montanhismo, deveria ser comum cada praticante exigir que as as empresas ligadas à sua prática esportiva tenha atitudes e posturas explícitas sobre preservação e sustentabilidade.

Porque serão estas atitudes que irão garantir que seja possível praticar a sua atividade com prazer e, a longo prazo, também permita que seus filhos e netos também possa fazer o mesmo.

Pare para pensar um instante e reflita de como seria triste se o seu lugar favorito, digamos a Serra do Cipó, ou o Parque Nacional do Itatiaia, ou até mesmo a chapada Diamantina, por algum motivo,
não possa mais ser praticada alguma atividade que hoje existe lá?

Pode parecer paradoxal, mas é bastante comum verificar praticantes de esportes outdoor sendo displicentes, omissos, ou até mesmo desinteressados, a respeito da sustentabilidade no meio ambiente.

É o triste fenômeno dos terraplanistas dos esportes outdoor.

Onde cada vez mais o que é valioso são as atitudes egoístas com a natureza e com o próprio esporte.

Muitos dos que esbrabejam que sua atividade é “um estilo de vida”, na verdade não faz nada
pela comunidade a qual faz parte. São os “terraplanistas dos esportes outdoor”, que podem ser identificados pelas suas ofensas em redes sociais, sobretudo em grupos de whatsapp.

É mais fácil ofender o interlocutor, do que ter uma conversa adulta. Como são omissos com o próprio esporte que pratica, resta ofender quem é mais engajado e interessado em preservar a natureza.

Não há como comprovar, mas seguramente nos 150 dias de quarentena e afastamento social por causa da pandemia, poucas pessoas refletiram a respeito da sustentabilidade de seu esporte e se estamos implementando.

No episódio de hoje, vamos falar sobre sustentabilidade nos esportes de natureza.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paulina Chamorro (@pauli_chamorro) em

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.