Sugestão de 5 eventos da Escalada Brasileira

Ententos de escalada já existem, alguns mais outros menos populares. Os motivos das popularidade são vários: preço, distância, convidados, interesse pessoal, agenda….

Porém ainda não há um evento de escalada que seja o “não posso perder”. O mais perto disso acontece no Rio de Janeiro com a Abertura de Temporada e o Festival de Filmes de Montanha.

Resolvi então, de maneira Humilde colocar aqui quais seriam os eventos que poderiam fazer a escalada brasileira ser vista como unida como comunidade e com uma visibilidade de como é mobilizada:

1 – Encontro de Escalada da Serra do Cipó – MG

O local considerado a meca da escalada esportiva brasileira sedia vários encontros. Já presenciei um encontro de motociclistas de motos XP, que quem participou só teve a elogiar. Para um encontro de escalada na Serra do Cipó deveria ter convidados ilustres como Ethan Pringle, Edu Marin, Patxi Usobiaga ou Lynn Hill. Com direito a palestra e exibição de vídeos.

2 – Festival de Filmes de Montanha de São Bento do Sapucaí – SP

A cidade paulista é a capital da escalada do estado de São Paulo, e não sedia eventos de escalada de grande envergadura faz um bom tempo. O último que presenciei foi o aniversário do escalador Eliseu Frechou. O evento poderia contar com exibição de vídeos em praça pública e contar com presença de cineastas de natureza, e oficinas de fotos com fotógrafos.

3 – Encontro de Boulder de Cocalzinho – GO

A cidade goiana é considerada a capital do Boulder do Brasil. Não há em qualquer lugar do país, ou da América do Sul nada parecido, ou que chegue a rivalizar com o local. A quantidade de boulders abertos, e a potencialidade de mais é espantosa. Não há medida, a não ser os superlativos adjetivos de sempre. Para um encontro assim deveria haver além de presença de escaladores de fama internacional como César Grosso, André Berezosky(aqui do Brasil), David Graham, Ethan Pringle, Dani Andrada e Nataljia Gross. Isso somente para citar alguns. Junto a isso poderia haver um lançamento de um croqui/guia para a região com o dinheiro da renda voltada para algo.

4 – Workshop de escalada do Rio de Janeiro – RJ

Um evento para uma reciclagem total de todos os escaladores, e palestras sobre treinamento, avaliação física, nutrição, logística, resgate em montanha, arrecadação de patrocínio com pessoas referência nacional nas áreas citadas, assim como algum convidado não necessariamente de escalada, como por exemplo o técnico Bernardinho, Fisioterapeuta Filé, e assim por diante.

5 – Copa do Brasil de Escalada Esportiva – SP

Um evento que, embora possa parecer um campeonato longo como o campeonato brasileiro, não é. É na verdade um campeonato com todos os 1º colocados de cada estado realizado pela federação (ou associação) responsável pela organização. Nele, os atletas disputariam um prêmio atrativo, e em parceria com alguma emissora de TV transmitido ao vivo a final. Um campeonato rápido, com duas vias a serem escaladas e se possível, nada de isolamento. Junto ao campeonato algunas palestras a quem se interessar sobre treinamento, nutrição, condicionamento muscular, fisioterapia, e etc.

Sim eu sei que não é fácil organizar tudo o que citei. Sei também que para tudo isso há um monte de coisas envolvidas. Mas é sugestão, não é reclamação. Copiando meu companheiro Fred Viana, não poderei usar a lei patagônica “Quem da idéia faz”.

Apenas acredito são idéias boas, e de um retorno garantido.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.