Subida ilegal no Nepal resulta em uma morte e resgate delicado

O site especializado em notícias de exploração ExplorerWeb relatou no dia de hoje que o montanhista espanhol Felipe Valverde morreu e que seu parceiro de expedição David Suela teve que ser resgatado após uma escalada malsucedida no Chukima Go (6,257 m), uma montanha remota e sem “foco midiático”. Mais tarde foi revelado que os montanhistas estariam tentando subir a montanha sem uma autorização oficial de escalada eque a licença que possuíam estava em nome de outras pessoas.

Enquanto estavam descendo a montanha o espanhol Felipe Valverde perdeu o equilíbrio e caiu de 700 metros de altura. Infelizmente Valverde morreu com a queda, deixando David Suela encalhado no alto do pico, sem meios de descer e pedir ajuda. Suela estava carregando o telefone satelital, que lhe permitiu ligar para outra equipe espanhola que estava subindo nas proximidades. Essa outra equipe, composta por Mikel Zabalza e Sonia Casas, telefonaram para Alex Txikon, o grande nome da atualidade do alpinismo espanhol, para pedir ajuda.

Txikon, que não está no Nepal no momento, começou a telefonar para todos os seus contatos no Himalaia e ajudou a organizar uma operação de resgate. Txikon compartilhou alguns dos detalhes dessa operação em uma publicação no Facebook e, pela descrição feita pelo montanhista, foi uma situação de resgate delicada, pois a localização de David Suela na montanha não permitia a aterrissagem de um helicóptero e, mesmo que aterrissasse, ventos fortes o obrigariam a fazer uma manobra arriscada. O montanhista espanhol teve então de ser transportado por uma longa corda, o que também não era particularmente fácil por causa da velocidade dos ventos.

Os pilotos do helicóptero, já acostumados a este tipo de resgate delicado, em pouco tempo conseguiram tirar Suela de Chukima Go. Pouco tempo depois, Suela foi levado de volta a Katmandu, onde foi recebeu tratamento médico. Logo depois de sua chegada ao hospital, oficiais do governo começaram a examinar mais de perto a situação e perceberam que nem Valverde, nem Suela, tinham permissão para escalar a montanha. Representantes do Departamento de Turismo do Nepal disseram que a licença para esse pico foi emitida para outros dois montanhistas espanhóis, portanto os nomes na licença portada por Felipe Valverde e David Sola não coincidiam com o que estava escrito no documento.

Por enquanto, Suela está detido para maiores esclarecimentos. Funcionários do governo nepalês confiscaram seu passaporte enquanto tentam esclarecer a confusão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.