Stefano Ghisolfi repete na Noruega o primeiro 12c do mundo

O escalador italiano Stefano Ghisolfi fez a primeira repetição da via “Change”, o primeiro 9b+ francês (12c brasileiro) do mundo, encadenado por Adam Ondra em 2012 em Flatanger na Noruega. O tcheco chamou de “Change” (Mudança) em um apelo claro para uma nova dificuldade na escalada esportiva.

Ghisolfi é dos principais nomes da escalada esportiva de seu país e ainda ambiciona uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. “A batalha terminou inesperadamente em breve, uma luta física e mental que me custou mais de um mês de trabalho e duas viagens a Flatanger”, comentou o italiano em sua conta no Instagram.

Esta linha central tem 55 metros de extensão e é dividida em dois comprimentos, 9a+/b francês na primeira parte e 9a francês na segunda parte. Na primeira viagem à caverna de Flatanger, o italiano já encadenou a via à primeira parte e conseguiu começar a trabalhar na segunda parte. Então ele reconheceu que “sentia isso mais possível do que nunca”.

Depois de várias semanas de tentativas, um retorno à Itália para ganhar seu sétimo Campeonato Italiano de via guiada e, em seguida, uma viagem relâmpago de volta à caverna de Flatanger na Noruega, Stefano Ghisolfi conseguiu fazer a cobiçada primeira repetição de “Change”, com 185 movimentos por 55 metros, executados perfeitamente após uma batalha que durou mais de uma hora.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.