Vídeo conta a história do quarto escalador da história a encadenar via de 12c

O escalador italiano Stefano Ghisolfi encadenou a via “Perfecto Mundo”, com dificuldade 9b+ francês (12c brasileiro) em Margalef no final do ano passado. Foi o primeiro 9b+ francês para o escalador, tornando-se parte do seleto clube de 9b+ com Adam Ondra, Chris Sharma e Alex Megos. Este último foi precisamente aquele que assinou a primeira ascensão de “Perfecto Mundo”.

“Perfecto Mundo” e “La Dura Dura” são as duas únicas vias de 9b+, das quatro existentes no mundo, que possuem repetições. “Perfecto Mundo” foi encadenada por Megos e Ghisolfi, enquanto “La Dura Dura” foi encadenada por Adam Ondra e Chris Sharma (sendo, inclusive, tema de um filme).

As outras duas vias de escalada esportiva com dificuldade 9b+ francês (12c brasileiro) são “Vasil Vasil” e “Change”, que só foram encadenadas por Ondra até o momento.

A meio caminho entre 9b e 9b + está Seb Bouin, que recentemente encadenou “Move”, com dificuldade 9b/+ (12b/c brasileiro) na caverna de Hanshelleren, em Flatanger (Noruega).

O escalador italiano, junto de seu patrocinador, liberou um vídeo contando a história da via e da conquista feita pelo italiano. O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.