Stefano Ghisolfi e Eliska Adamovska são protagonistas em Briançon

Apostando em um calendário de competições muito similar ao do Campeonato Brasileiro de Futebol, com excesso de jogos, ausência de tempo de treinamento para os atletas e esvaziamento por conta de competições internacionais de maior prestígio (como a Olimpíada), o IFSC realizou mais uma etapa de sua Copa do Mundo.

Sem boa parte dos principais atletas, os quais participarão dos Jogos Olímpicos em duas semanas, a cidade francesa de Briançon fechou a primeira parte da Copa do Mundo de vias guiadas de 2021. Devido à proximidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, apenas um dos escaladores convocados a competir nos Jogos participou da prova francesa: o espanhol Alberto Ginés.

Somente em setembro, a copa do mundo volta a acontecer com a prova de Kranj, Eslovênia, nos dias 3 e 4 de setembro, e Xiamen, China entre os dias 15 e 17 de outubro. Antes disso, também será realizado o Campeonato Mundial de Escalada, que este ano acontecerá em Moscou nos dias 16 e 21 de setembro.

Mesmo se vários escaladores de destaque, os sul-americanos sequer conseguiram se classificar para uma semifinal. O Brasil não teve competidores participando.

Stefano Ghisolfi soberano

Stefano Ghisolfi

Stefano Ghisolfi | Foto: Jan Virt/IFSC

O melhor da final masculina em Briançon foi o italiano Stefano Ghisolfi, que já havia chamado a atenção nas etapas anteriores. Em Chamonix e Innsbruck, Ghisolfi ficou com a prata, dessa vez conquistou o ouro.

O russo Dmitrii Fakirianov protagonizou uma de suas melhores atuações, desde que disputa a copa do mundo, terminando em segundo lugar. O tcheco Martin Stranik repetiu a posição que já conquistava em Chamonix, e ficou em terceiro.

Eliska Adamovska ganha o primeiro ouro da carreira

Os grandes nomes femininos também fizeram falta em Briançon, embora as jovens revelações da temporada tenham aparecido justamente nas últimas provas. No final do evento, nomes com grande potencial no futuro próximo estavam presentes: a japonesa Ryu Nakagawa e a eslovena Lana Skusek.

Figuras como Vita Lukan, Aleksandra Totkova , Natalia Grossman ou Eliska Adamovska mostraram que têm muito a dizer e um longo caminho a percorrer.

Eliska Adamovska | Foto: Jan Virt/IFSC

A escaladora tcheca Eliska Adamovska, de 20 anos, conquistou a vitória e sua primeira medalha de ouro em um evento de copa do mundo. A norte-americana Natalia Grossman voltou ao pódio para levar a medalha de prata. A terceira classificada foi Vita Lukan, que também conquistou sua primeira medalha em uma copa do mundo.

No início desta semana, em Chamonix, nove mulheres lideraram a rota da semifinal e em Briançon, houve cinco mulheres fazendo top nas semifinais. Briançon não teve mulheres fazendo top dentro do tempo hábil.

Muitos tops femininos ou pontuações empatadas têm sido um problema por muitos anos para as mulheres e uma das razões para isso é a falta de route setters do sexo feminino no IFSC.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.