St. Patrick’s Day: A data comemorativa que começou no topo de uma montanha?

No dia de hoje, 17 de Março, comemora-se o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day em Inglês), uma data em que se celebra homenagem ao padroeiro irlandês. Na data pessoas se vestem com trajes verde e branco e saem às ruas para uma caminhada festiva regada a consumo de muito álcool.

A história da data comemorativa teria começado em uma montanha chamada Croagh Patrick (764 m) na Irlanda. Há muito tempo ela é vista como sagrada pelos irlandeses. Entretanto, a caminhada e movimentações na montanha irlandesa não pode ser considerada como dos primeiros trekkings da história, pois a caminhada foi feita por propósitos religiosos.

Conforme foi explicado no artigo sobre A História do Trekking, o primeiro caminhante “sem propósito”, historicamente documentado foi o italiano Francesco Petrarca, que em 1336 e seu irmão subiram o Mont Ventoux (1.900 m).

A montanha Croagh Patrick

St. Patrick's Day

Historicamente a montanha Croagh Patrick, que possui forma de cone, era onde os irlandeses sempre buscaram orientação e segurança antes da colheita. As pessoas visitam a montanha há mais de 3.000 anos, desde que os ancestrais humanos do neolítico consideraram a montanha um local sagrado.

Croagh Patrick é considerado o local perfeito para experimentar a forma inclusiva e exultante do cristianismo irlandês primitivo, quando ainda estava latente o amor inato pela natureza (conhecido por biofilia pagã) do povo irlandês.

Portanto, antes do cristianismo ser difundido no país, as pessoas já visitavam o local para adorar o deus celta do sol, Lugh. Segundo as tradições e relatos, em 441 d.C., São Patrício passou os 40 dias da Quaresma orando e jejuando no topo da montanha como parte de seu esforço para converter a Irlanda ao cristianismo, seguindo o exemplo de Cristo e Moisés.

Na montanha Croagh Patrick acredita-se que São Patrício tenha realizado a façanha de “expulsar cobras, demônios e mágicos” da Irlanda, lançando-os no Demon’s Hollow, um lago na sua base norte. Importante lembrar do fato de que as cobras não eram conhecidas por habitar a região da Irlanda.

Sim, não havia cobras na Irlanda, pois as águas geladas que cercam a ilha são muito frias para as cobras migrarem, tornando impossível que tenham existido no país.

A alardeada façanha de banir as cobras é muito mais uma parábola de como São Patrício trouxe o cristianismo para a Irlanda ao mesmo tempo em que erradicou amplamente o paganismo, que costumava usar serpentes como símbolo. Ao eliminar o paganismo, São Patrício expulsou simbolicamente as cobras da Irlanda.

Desde então, a montanha tem sido foco de peregrinação e, hoje em dia, milhares de pessoas ainda a sobem no último domingo de julho ou “Domingo do Cheiro”. Cerca de 20.000 a 25.000 peregrinos ainda sobem a montanha todos os anos.

Quem foi São Patrício?

St. Patrick's Day

Muito do que se sabe sobre a lendária vida de São Patrício vem do Confessio, um livro que ele escreveu durante seus últimos anos de vida. São Patrício, nasceu na Inglaterra Romana (conhecida como Britânia) no século V em uma família rica. Aos dezesseis anos foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo.

Acredita-se que Patrício ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda. Quando, em um sonho, Deus o aconselhou para fugir de seu cativeiro. Ao conseguir fugir embarcou de volta para a Britânia.

Ao voltar, entrou para o mosteiro de Ésir, na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano. No ano de 432 d.C., disse ter “ouvido um chamado de Deus” para regressar à Irlanda, agora como bispo, para a evangelização dos irlandeses.

Depois de quase trinta anos de evangelização, São Patrício faleceu no dia 17 de março de 461. Reza a lenda que São Patrício, deitado em seu leito de morte, supostamente pediu àqueles que o rodeavam que brindassem pela sua viagem ao céu com “uma gotinha de uísque” para aliviar a sua dor.

Por que as pessoas bebem no St. Patrick’s Day?

St. Patrick's Day

A tradição do St. Patrick’s Day começou como um dia de festa em homenagem ao santo no aniversário de sua morte. Na data os cristãos irlandeses poderiam deixar de lado as restrições cristãs de consumo de alimentos e álcool neste dia, que geralmente coincidia com a quaresma (que tinha restrições rígida de comidas e consumo de álcool).

Assim, este tipo de “permissão de pecar” fez com que o consumo de álcool se tornar permanentemente ligado à celebração do dia de São Patrício. O dia da festa evoluiu para uma celebração maior, incluindo não apenas São Patrício, mas também a cultura, história e tradições irlandesas (daí vem a predominância da cor verde, símbolo de trevo e Leprechaun).

Tradicionalmente, na manhã de cada dia de festa, os irlandeses iam à igreja e rezavam por São Patrício. Só no final do dia havia música, dança e bebida como parte das festividades.

O folclore irlandês também sugere que o próprio São Patrício tinha um “prazer incomum” em beber. Uma história em particular consolida essa crença e pode se prestar à prática moderna de beber em excesso.

Na história, São Patrício pede uma cerveja em um pub. O barman que o serve não enche sua bebida até a medida, fazendo com que São Patrício o repreendesse. Ele afirma que o “pecado da má medida”, ou “peaca an tomhais”, é um dos piores pecados que um homem pode cometer.

Embora o dia da festa tenha começado na Irlanda, o primeiro desfile do Dia de São Patrício começou na América do Norte, para onde muitos irlandeses migraram. Os registros históricos mostram que houve um desfile do Dia de São Patrício realizado em 17 de março de 1601 em uma colônia espanhola sob a direção do vigário irlandês da colônia.

Mas é importante salientar que a tradição do desfile tornou-se excepcionalmente popular na década de 1840, quando centenas de milhares de imigrantes irlandeses migraram para a América no Norte para escapar da fome. A A Grande fome de 1845 a 1849 na Irlanda fez com que a população da Irlanda se reduzisse entre 20% e 25%, muitos deles migrando para os EUA.

Aproximadamente um milhão de irlandeses morreram de fome, e cerca de dois milhões imigraram para sobreviver. Entretanto, o St. Patrick’s Day era apenas uma celebração religiosa e somente em 1903 foi quando se tornou um feriado nacional irlandês.

A festa se tornou global em 1995, quase 100 anos depois da Grande Fome, quando o governo irlandês iniciou uma campanha em larga escala para divulgar o St. Patrick’s Day como uma forma de impulsionar o turismo e mostrar os muitos encantos da Irlanda para o resto do mundo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.