IFSC anuncia novo software para campeonatos que será disponível a todas federações

A International Federation of Sport Climbing (IFSC) anunciou no dia de ontem uma parceria com a empresa de software Vertical-Life para desenvolver novo sistema de intricação, consulta e resultados. O sistema irá consistir em novo sistema de banco de dados, aplicativos para smartphone, UX do website e software de análise de resultados de campeonatos. De acordo com a instituição, o sistema estará disponível não somente para as etapas da Copa do Mundo de Escalada, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeu, mas também para todas as federações de escalada no mundo.

O objetivo da IFSC, segundo Matthias Polig que é CEO da Vertical-Life é conseguir melhorar a experiência de organizadores, técnicos, jornalistas, atletas e expectadores, contribuindo para que eventos sejam melhor e mais fáceis de serem organizados. Desta maneira, ao menos de forma indireta, o IFSC tenta também implementar uma maneira mais uniforme de padronizar a organização dos campeonatos, regras e disponibilização de resultados. A padronização contribuiria, ao menos em tese, com um maior entendimento de atletas, federações e imprensa, com o protocolo adotado pela entidade em seus campeonatos.

O Vertical-Life é um aplicativo de celular que funciona como guia de escalada, treinamento e procura de ginásios para treinamento. O software alcançou grande popularidade na Europa tornando-se dos principais aplicativos sobre o esporte utilizado no continente. Com gerenciamento de estatísticas de treinamento e o maior acervo de listas de locais para escalada, Verical-Life se posiciona como grande player no mercado outdoor no segmento de software.

A empresa, entretanto, não possui grande alcance na América do Sul ainda. Os proprietários da empresa apostam que o amplo uso do aplicativo do IFSC em campeonatos facilitará para a difusão entre os sul-americanos. No continente sul-americano ainda não existe um aplicativo de smartphone com a qualidade e amplitude de opções que o Vertical-Life, sendo ainda um mercado fértil e inexplorado.

Foto: IFSC/Eddie Fowke

O ponto-chave do novo sistema será a experiência do usuário (UX), procurando tornar-se com interface mais amigável e intuitiva. A nova parceria é parte de um projeto que visa facilitar o crescimento de federações nacionais e desenvolver o esporte globalmente. Quando disponibilizado, será possível configurar o sistema para satisfazer as necessidades e regras de cada federação.

O IFSC, entretanto, não tocou no assunto de que na América do Sul não existe federações de escalada esportivas propriamente ditas Assim como foi no passado, grande parte das responsáveis por gerir atletas em competições de escalada fazem parte da mesma entidade representativa de montanhismo. No continente, existem apenas associações independentes, como é o caso do Brasil, e Clubes Andinos, como é o caso de Chile e Argentina.

O novo sistema será lançado, segundo anunciou a entidade, no início de 2019.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.