Livro da semana: “Small Feet, Big Land” – Erin McKittrick

O estado norte-americano do Alasca é para grande parte da população daquele país a última fronteira. É o maior e menos povoado estado dos EUA. O local é tão distante e muito pouco povoado que todo ano, os cidadãos que habitam lá recebem uma quantia específica das autoridades.

A impressionante beleza panorâmica com gigantescas geleiras da Era do gelo e a abundante vida selvagem torna o Alasca um dos estados preferidos para quem quer praticar alguma atividade ao ar livre. Há muito o que fazer no Alasca, pois o estado abriga áreas contendo 17 parques nacionais.

Como é no extremo norte, é um local com temperaturas que nem de longe lembram o clima tropical do Brasil. Acampar lá não é para quem não possui equipamento e conhecimento adequado. As mudanças climáticas são extremas.

A geografia permite percorrer pântanos e cumes rochosos em um único dia. A abundância da vida selvagem fazc com que o lugar não considere o homem como o topo da cadeia alimentar. Ataques de animais selvagens, sobretudo ursos, a turistas é uma notícia comum.

Se já é intimidador para quem é adulto, imagine fazer isso com dois filhos pequenos. Essa é a história encontrada no livro mais recente de Erin McKittrick, “Small Feet, Big Land: Adventure, Home, and Family on the Edge of Alaska”.

O livro narra a exploração da família de McKittrick, que viajou com o marido Hig Higman e seus dois filhos pequenos Katmai, de 4 anos, e Lituya, de 2 anos.

A família iniciou a jornada em torno de Cook Inlet no esforço para entender melhor as muitas características do que eles chamaram de “Coração do Alasca”. Antes de ter filhos, o casal também viajou do Noroeste do Pacífico até as Ilhas Aleutas.

McKittrick disse que escreveu o livro para os alasquianos que amam o Alasca. Embora certamente seja sobre a experiência de aventurar-se com crianças, não é um guia de como acampar com crianças.

O casal pretende incluir os leitores em suas aventuras, que são tanto uma exploração das características surpreendentes do Alasca, como os detalhes básicos de lidar com fraldas na trilha.

Portanto, “Small Feet, Big Land” não é sobre acampar com crianças. Mas sem dúvida é parte da história. Higman disse que o planejamento antes da viagem é provavelmente a parte mais difícil de acampar com crianças. Uma vez que eles estão fora da porta, não é realmente muito complicado.

Ficha técnica

  • Título: Small Feet, Big Land: Adventure, Home, and Family on the Edge of Alaska
  • Autor: Erin McKittrick
  • Edição:
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 224
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.