Sílvia Vidal completa 33 dias de ascensão solo na Patagônia

A escaladora catalã Sílvia Vidal, de 49 anos, consolidou sua reputação de ser uma das principais escaladoras de Big Wall do mundo com a primeira escalada solo de 33 dias de “Sincronia Magica” até a face oeste do remoto Cerro Chileno Grande na região de Aysén na Patagônia chilena.

Sozinha, totalmente isolada e incomunicável (sem rádio, sem telefone, sem GPS ou qualquer tipo de dispositivo de comunicação) ela partiu para a escalada muito antes da declaração de pandemia COVID-19. Ela emergiu de sua remota e isolada expedição de escalada para um mundo mudado.

Sem qualquer forma de comunicação, Sílvia permaneceu totalmente isolada do resto do mundo por um mês e meio para estabelecer a primeira rota na face da montanha. Com cerca de 1.200 metros de altura, com dificuldade técnica de até A3+ / 6a+.

Antes de sua recente ascensão à “Sincronia Mágica”, Vidal passou 16 dias transportando 150 kg de suprimentos para a base do Cerro Chileno Grande, empregando apenas ajuda por um dia. No total, ela fez seis viagens para lá e para cá, percorrendo 150 quilômetros.

A escaladora contou toda a aventura para a revista espanhola Desnivel. No texto, a escaladora declarou que “É uma parede complexa e difícil de progredir, não tanto pelo grau da subida, mas pela quantidade de manobras necessárias para percorrer esse terreno: muitos tetos, travessias, pêndulos para conectar fissuras e placas”.

“Voltar de uma expedição onde você esteve sozinho e incomunicável requer tempo e aclimatação à ‘civilização’ para se adaptar às mudanças”, escreveu Vidal. “Mas desta vez foi o planeta inteiro que mudou. O mundo mudou e nós com ele”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Patagonia Vertical – guidebook (@patagoniavertical) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.