Shauna Coxsey critica modelo olímpico de escalada em artigo publicado pelo COI

A escaladora britânica Shauna Coxsey fez duras críticas em extenso artigo publicado no site do Comitê Olímpico Internacional no dia de dia de ontem. A escaladora é um dos maiores destaques da escalada de seu país e uma das maiores ganhadoras da Copa do Mundo de Escalada. Coxsey é a atual bicampeã na categoria boulder  (2016 e 2017) no torneio organizado pelo IFSC.

Com o título de “O modelo atual é como pedir ao Usain Bolt para correr a maratona e depois saltar obstáculos” (“Is like asking Usain Bolt to run a marathon and then do the hurdles”). O artigo om as declarações da atual bicampeã mundial, tenta explicar como os escaladores de competição estão encarando o modelo de competições que será implementado na olimpíada. O modelo, idealizado pelo IFSC para tornar a modalidade esporte de exibição em Tóquio 2020, vem sendo criticado por grande parte dos atletas. Principalmente os que possuem grande change de medalha.

Foto: Luka Tamba | https://www.shaunacoxsey.co.uk

Mesmo criticando o modelo, Shauna Coxsey explica que alguns esportes há sempre uma corrida contra a monotonia e previsibilidade. E admite que muitas vezes visualiza este tipo de realidade. Mas também afirmou que na escalada há sempre algo novo e sempre há novos desafios.

Mesmo agora, com o modelo proposto, ela se sente motivada para o que tiver de enfrentar na parede em Tóquio daqui a quatro anos.

Para ler o artigo completo acesse: https://www.olympic.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.