Serra das Confusões

Desde o início e amadurecimento deste blog conto com a mãozinha de alguns colaboradores atentos à melhor maneira de colocar o que tem de melhor de informação sobre escalada.

Muitos destes colaboradores já contribuiram com muitos posts fantásticos e que até hoje são muito populares. Uma das grandes amigas (e que a considero como uma verdadeira irmã) a escaladora Mariella Velloso da uma dica de reportagem que de início confesso nem dei muita bola.

Afinal era a reportagem de mais um parque de natureza exuberante existente no Nordeste brasileiro. Provando que nem só de praia se tem lá para visitar. Até aí nada de novo.

Há na Serra das Confusões muitas atrações a respeito de escalada. E o melhor: VIRGEM de vias abertas (acredito eu) e a possibilidade de escalar em um local que só pelas imagens já é de embasbacar.

O terceiro maior estado nordestino, inferior apenas à Bahia e Maranhão, esconde inúmeras belezas no seu interior.

Terra de gente acolhedora, conhecida pelas altas temperaturas e sol abundante durante a maior parte do ano, o Piauí tem uma vastíssima diversidade de paisagens e riquezas que vão de um dos mais importantes acervos de pinturas rupestres do mundo: a Serra da Capivara, patrimônio da humanidade; ao talento de seus artesãos, rendeiras, ceramistas, isto tudo sem citar as belíssimas praias e os rios que banham o estado.

Para celebrar os presentes que a natureza deu ao Piauí, o UOL Viagem destacou dois destinos não tão conhecidos e que devem figurar nas programações das suas próximas viagens pelo Brasil.

Parque Nacional da Serra das Confusões

Criado em 1998, abriga uma enorme área de Caatinga e é um dos maiores territórios de preservação do estado do Piauí, e de todo nordeste. A região desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrados inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.

Uma de suas rotas de entrada para visitação se da pelo município de Caracol-PI. Para visitar o parque é obrigatória a presença de um guia que pode ser agendado na ACOPANASC (Associação dos Condutores do Parque Nacional da Serra das Confusões). A sede da entidade fica na Rua João Dias, 398, Caracol-PI. Tel: (89) 3589-1208.

Pedro II

Localizada a 220 km da capital Teresina é conhecida como a “Suíça Piauiense” por ser a mais fria das cidades do estado. A cidade tem como principal produto de sua economia a extração de pedras semipreciosas, com destaque para as minas de opalas, que são as mais belas e puras encontradas em todo o solo brasileiro. Também se destaca um rico artesanato à base de fio de algodão, que dão origem a belas tapeçarias e redes.

Entre as belezas naturais, estão o Morro do Gritador, cânion com cerca de 280 metros, a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas formando um véu de cerca de 30 metros, o Olho d’água Buritizinho, entre outros. No meio do ano, a cidade realiza o Festival de Inverno de Pedro II, uma grande aposta do turismo piauiense. O clima agradavel da cidade serrana, seu povo acolhedor e grandes nomes do jazz e do blues garantem o sucesso do festival.

Para maiores informações a respeito do turismo no Piauí: www.piemtur.pi.gov.br

Reportagem meio fraquinha ne, mas vejam vocês as imagens abaixo:





Fonte: http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/06/17/ult4466u606.jhtm

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.