Este ano ao que parece, o inverno apareceu.
Ao menos não está sendo como no ano passado em que praticamente não fez frio.
Com ele é importante sabermos sobre o que é sensação térmica, pois na verdade, quando escalamos em locais como a Pedra do Baú, e outros lugares altos sentimos muito mais frio do que realmente faz.
A sensação térmica (ou a temperatura aparente) é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode diferir da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como a humidade, densidade e a velocidade do vento a 1,5m de altura a partir do solo, considerado a altura média de um rosto humano
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensa%C3%A7%C3%A3o_t%C3%A9rmica
Há na internet um aplicatico para que saiba quanto de frio está fazendo, e quanto você está sentindo.
Para acessar o aplicativo vá em: http://www.terra.com.br/notícias/infograficos/sensacao-termica/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.