Senado aprova projeto de lei que concede a Teresópolis título de “Capital Nacional do Montanhismo”

O Plenário do Senado aprova Teresópolis “Capital Nacional do Montanhismo”. O projeto de lei PL 2.399/2021 é de autoria do senador Romário (Podemos-RJ) e foi aprovado no dia de ontem. O título ainda não é definitivo, pois a matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

O relator da matéria, senador Carlos Portinho (PL-RJ), ressaltou que o município, o qual fica situado a 871 metros do nível do mar “é o paraíso dos alpinistas e montanhistas”. Na região existem três unidades de conservação relevantes para o montanhismo: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT).

Segundo o senador Romário, conceder o título de “Capital Nacional do Montanhismo” a Teresópolis se justifica pela cidade já ser considerada a nível nacional. Desde dezembro de 2011, por meio de um evento produzido pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) que oficializou que a conquista do Dedo de Deus (José Teixeira Guimarães em 1912), que pertence ao PARNASO, seria o marco inicial do montanhismo brasileiro.

Na época integrantes da Federação Paranaense de Montanhismo e Escalada (FEPAM) e Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina (FEMESC) protestaram e foram desfavoráveis à posição da CBME pois historicamente existem diversos registros de ascensões a montanhas anteriores à conquista do Dedo de Deus. Registros no Paraná e em outros estados.

Dedo de Deus | Foto: Marcelo de Paula

A decisão provoca discussões acaloradas entre integrantes da CBME e provocou, desde então, discussões políticos na entidade. Na consulta pública do Senado, o projeto de lei teve 351 votos a favor e apenas 11 contra

Discussões à parte, o projeto de lei que agora segue para análise da Câmara dos Deputados concede à cidade fluminense de Teresópolis um título relevante. Na justificação do projeto está escrito que:

Não resta dúvida que esta cidade merece ser reconhecida como a Capital Nacional do Montanhismo, sendo também o berço de um dos grandes alpinistas do Brasil, Mozart Catão, que foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest. A condição geográfica propícia e as baixas temperaturas fortalecem o turismo local no inverno. A rede hoteleira e a gastronomia favorecem as visitações e são atrativos para pessoas de diversos lugares do Brasil e até do exterior.

Para consultar o projeto acesse: https://www25.senado.leg.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.