Argentina promove Seminário de Ciências da Escalada e Montanhismo

A Associação de Escalada de Buenos Aires anunciou esta semana a realização de um evento voltado à preparação de atletas de competição e praticantes de escalada e montanhismo. Com o nome de Seminario Ciencias de La Escalada, será realizado no dia 4 de agosto próximo. A entidade anunciou também que as vagas de participação deste seminário são limitadas. O evento acontecerá nos mesmos moldes do já tradicional Simpósio de Ciencias de La Escalada, que acontece anualmente no Chile. O evento chileno já está na sua terceira edição.

No evento argentino, a ser realizado na sede da Associação de Escalada de Buenos Aires, será aberto tanto a sócios como também a quem não faz parte da entidade. Segundo a associação, o evento é para aplicar uma visão integradora entre o treinamento e a prática da escalada esportiva. No evento participarão o treinador Juan Martin Miranda, considerado a maior referência sul-americana de treinamento de escalada. Miranda também é o responsável pela parte da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires.

Participarão também Ricardo Pedraza, fisioterapeuta, Maria Fernanda Concueta, fisioterapeuta, Andres Villa, traumatologista e Gisela Baiardo, nutricionista. O seminário foi elaborado para ajudar treinadores, professores de educação física, guias de montanha, monitores e escaladores em geral a preparem-se melhor para as atividades de montanha.

União de ciência e escalada

Tanto Brasil, quanto Chile, são os dois países com maiores chances de colocar um atleta na olimpíada de Toquio 2020. Seus maiores expoentes, Valentina Aguado, pelo lado argentino, e Alejandra Contreras, pelo lado Chileno, são as duas atletas com resultados internacionais mais expressivos. Ambas atletas, as quais possuem 17 anos de idade, irão participar dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires em outubro. Ainda não há nomes de atletas brasileiros que irão participar do evento.

Uma das provas de que os dois países apostam na renovação da geração de atletas, é o crescente número de novos ginásios de escalada implementado nos dois Países nos últimos anos. Na Argentina, mesmo em forte crise financeira, dois grandes centros de escalada estão sendo inaugurados no país para incentivar mais ainda o esporte. Os centros de escalada, com estrutura de primeiro mundo, estão localizados nas cidade de San Luis, no Parque de las Naciones, e El Chaltén, na sede do Centro Andino El Chalten.

Mais informações: https://www.facebook.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.