Conheça quais são os modelos de sapatilhas de escalada veganas

Inegavelmente o veganismo entrou em moda nos último dois anos, especialmente para praticantes de atividades outdoor. O tema já foi abordado em um artigo sobre o assunto, o qual mostrou as diferenças entre vegetariano e vegano.

Caso você não concorde com a filosofia, muito provavelmente este artigo não é para você. Entretanto, caso seja vegano (ou mesmo esteja analisando a possibilidade de tornar-se um), este artigo é para ajudar a você encontrar um equipamento outdoor que esteja dentro de sua filosofia.

Saber escolher uma sapatilha de escalada exige um conhecimento muito maior que somente se é vegano ou não.

Por isso, antes de sair por aí utilizando um modelo vegano, leia o artigo exclusivo sobre como escolher uma sapatilha de escalada. Este artigo é o mais completo existente na língua portuguesa e foi escrito para ajudar a qualquer pessoa, vegana ou não, a saber corretamente o que levar em consideração no momento de escolher o modelo ideal. Abaixo está apenas uma lista dos modelos vegan para quem quer escalar e seguir a filosofia vegana.

Sapatilhas de escaladas veganas?

A primeira pergunta que uma pessoa deve fazer é de que: “existe diferença em um calçado vegano de um convencional”? Sim, pois o veganismo é uma filosofia de vida que leva em consideração não somente a alimentação, mas também o estilo e vida da pessoa. Portanto, qualquer produto que tenha algum material de origem animal um vegano o boicota (ou pelo menos deveria).

Inegavelmente este tipo de filosofia causa muita discussão, pois há acusações dentro da própria comunidade de veganos se este tipo de prática é possível. Os grandes contestadores disso são as pessoas que se proclamam veganos, mas continuam a utilizar carteiras de couro, blusas de seda, cremes à base de leite ou mel, jaquetas de penas de ganso, meias de lã de merino, etc. Se é possível ou não, não cabe aqui contestar.

O fato é que existem equipamentos esportivos para os praticantes de veganismo. Para quem procura tênis, por exemplo, a marca mais venerada por praticantes de veganismo é a Merrel. Entretanto esta marca não é vendida no Brasil e, até a finalização deste artigo, não havia nenhum importador interessado em distribuir a marca em terras brasileiras. A marca foi criada em 1981 e é especializada em calçados para trekking e comercializam calçados veganos como símbolo de minimalismo e especialização da marca.

As sapatilhas de escalada possuem os seguintes elementos de origem animal:

  • Corpo: Muitos modelos de sapatilhas são feitos de couro ou derivados de couro (como camurça ou pelica)
  • Entressola: Alguns modelos de sapatilhas de escalada possuem entressola de couro
  • Pinturas: Apesar de ser muito raro, alguns ornamentos e logotipos contêm ingredientes baseados em produtos orgânicos. Por conta deste detalhe e a parte mais difícil de terminar se um produto é 100 vegano ou não.

Modelos

Conhecidos no mercado internacional como calçado veggie, marcas como La Sportiva oferecem calçados com selo de qualidade de “livre maltrato a animais”. Entretanto o único modelo da marca que não utiliza material oriundo de animais é o oxygym.

Mas outras marcas como Evolv, Mad Rock e Five Ten também comercializam modelos de suas sapatilhas de escalada com opções para veganos. Especialmente a última possui uma vasta linha, com quantidade de modelos que superam os concorrentes. Isso porque a empresa desenvolveu uma espécie de couro sintético.

  • Five Ten: Team VXi, Siren, Dragon, Team 5.10, Arrowhead, Blackwing, Anasazi e Stonelands
  • Evolv: Defy, Elektra e Rasta Shaman
  • Mad Rock: Redline, Shark 2.0, Lotus, Lyra, M5 e Pulse Positive
  • Tenaya: Tarifa, Oasi, Tatanka, Inti, Ra e Masai

Recentemente a marca espanhola Tenaya Sport, fundada em 1997 por Jose Luis García, disponibilizou um modelo vegano Tenaya Oasi, modelo que está sendo considerado a “melhor sapatilha de escalada do mundo” por publicações americanas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.