Marca italiana de montanhismo comemora 90 anos – Conheça a história por trás da empresa

A marca italiana La Sportiva, especializada em roupas e calçados para esportes de montanha, comemora 90 anos de existência esta quarta-feira. A empresa é uma das mais influentes e importantes do mundo, considerada por muitos como sinônimo de qualidade em calçados para escalada e montanhismo. Não há uma estatística disponível sobre a quantidade de montanhistas e escaladores que usam seus produtos, mas estima-se que seja pelo menos mais da metade.

Com o aniversário, La Sportiva consolida-se como das marcas de produtos para montanhismo mais antigas do mundo. Poucas marcas de montanhismo conseguiram uma longevidade tão grande, sendo que grande parte de sua existência é considerada líder de mercado e sinônimo de qualidade. Até os dias de hoje, muitos de seus produtos, especialmente as sapatilhas de escalada, são fabricadas a mão, de maneira quase artesanal.

La Sportiva

Deuter (fundada em 1898), Salewa (fundada em 1935) e Simond (fundada 1925) são alguns poucos exemplos que, junto da La Sportiva (fundada em 1928), conseguiram atingir uma longevidade respeitável.

Importante lembrar que nos últimos 32 anos, apenas 23% das empresas mantêm status de líderes de mercado. Segundo matéria de um jornal brasileiro, um estudo da Fundação Dom Cabral mostrou que das 500 empresas de maior prestígio que existiam em 1975, 117 haviam desaparecido até o ano de 2007.

Início

La Sportiva

Foto rara de Narciso Delladio | Foto: http://www.lasportiva.com

A marca La Sportiva foi fundada em 1928 pelo italiano Narciso Delladio, quando trabalhava como sapateiro fazendo botas (de couro e madeira) e tamancos sob encomenda para fazendeiros e lenhadores da região das Dolomitas, mais precisamente no Val di Fassa e Fiemme. As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, na qual estão as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone. A região é considerada uma das principais áreas para a prática de alpinismo e escalada do país.

Na Segunda Guerra Mundial, Delladio ajudou soldados italianos fornecendo botas de montanhismo. Pela qualidade de seus produtos, muitos dos soldados, após a guerra, continuaram a comprar suas botas. Com a demanda para botas crescendo, a pequena sapataria de Narciso precisou contratar mais pessoas, profissionalizando ainda mais o seu trabalho. Assim nasceu o primeiro nome da empresa: “Calzoleria Sportiva”. A partir disso, o italiano começou a distribuir em larga escala para atender as regiões de Trento e Bolzano.

No início da década de 1950, quando o filho Francesco Delladio começou a trabalhar com Narciso, La Sportiva iniciou a produção de botas para ski. Nesta época o nome necessitava mudar e foi quando introduziram o nome atual da marca “La Sportiva” (“A esportiva” em tradução livre) em uma feira industrial realizada na cidade de Milão. A partir de então, o mercado explorado pela recém ampliada empresa era toda a Europa.

La Sportiva

Nos anos 1970, com a popularização do uso de plásticos nas botas esportivas, a La Sportiva começou a investir na produção de botas para trekking, Com o sucesso da empresa, devido à qualidade dos calçados, os filhos Lorenzo, Luciano e Marco se juntaram a Narciso Delladio.

A partir dos anos 1980, a empresa decidiu investir mais intensamente em calçados para escalada, pois vislumbraram uma explosão do esporte no mundo. A partir disso, a empresa passou a investir pesado no esporte, criando uma identidade única. Por sua qualidade singular, os calçados começaram a ser adotados pelos principais escaladores do mundo. Em meados de 1990 a empresa fez uma ampliação de suas instalações, com a inauguração de uma fábrica em Ziano, região localizada no norte da Itália.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, uma aliança que possuía com a marca americana The North Face para a distribuição no continente americano fracassou. Tendo a La Sportiva de assumir uma distribuição global. A nova estratégia adotada pela empresa mostrou-se correta e, atualmente, houve uma maior disponibilização de seus produtos em um mercado chave. Atualmente a marca é considerada das mais importantes empresas de calçados para montanhismo, escalada e ski.

La Sportiva

Especialmente na escalada, a marca é a escolhida por quase 70% dos escaladores nos principais centros de escalada ao redor do planeta. Mesmo em países onde a marca não atua. Diferentemente das grandes marcas em todo o mundo, a La Sportiva escolheu não realizar produção em larga escala de seus produtos, especialmente a sapatilha de escalada.

Toda a produção é realizada em sua fábrica e distribuída desde o local para todo o mundo. Apenas seus calçados para corridas de montanha são produzidos na China, mais precisamente na cidade de Fujan.

Atualmente a empresa possui 160 empregados que são encarregados de projetar calçados de montanha e sapatilhas de escalada. Cada um destes encarregados fazem à mão cada um destes calçados, mesmo com a mais moderna tecnologia nos 7.000 m² da atual fábrica em Ziano di Fiemme.

Diversificação de produtos

La Sportiva

La Sportiva em Cavalese

Conhecida por ser referência na produção de calçados de montanha, La Sportiva em 2013 resolveu inovar e também comercializar uma linha de roupas. A escolha, à época, causou estranheza no mercado, pois a empresa preferiu não fazer indumentária técnica. Diferentemente do que muitas empresas faziam, a marca italiana escolheu investir no estilo “life styling“, com cores fortes, que remetiam aos seus produtos, e valorizavam o estilo de vida dos escaladores.

Posteriormente a isso, a marca também investiu na abertura de algumas lojas próprias. Grandes partes destas lojas próprias estão localizadas em pequenas cidades próximas a centros referência de escalada. Atualmente a empresa possui lojas nas cidades italianas de Arco (La Sportiva Store Arco), Cavalese (La Sportiva Store Cavalese) e Ziano di Fiemme (La Sportiva Factory Store). Há pouco menos de dois anos, a empresa inaugurou também uma loja na cidade espanhola de Rodellar.

A própria gerente de varejo e responsável pelo marketing estratégico global da La Sportiva, Giulia Delladio, declarou que a escalada esportiva faz parte do core business (parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia para o mercado) da empresa.

Código de conduta

A identificação do público consumidor com a marca não é somente com a qualidade do produto, mas também com a postura da La Sportiva diante da comunidade. A empresa, além de apoiar e patrocinar vários atletas e eventos relevantes na Europa e EUA, também ainda se considera uma “empresa familiar”. O episódio de cyberbullying envolvendo o, agora ex-patrocinado da marca, Joe Kinder e a escaladora Sasha DiGiulian.

A La Sportiva também oferece treinamento e reconhecimento de diversos ressoladores em todo o mundo. Atualmente no Brasil, somente um profissional do ofício conseguiu receber a honraria. Cada profissional interessado em conseguir este tipo de reconhecimento deve ser indicado por algum representante da marca, ou mesmo procurar a empresa para realizar o treinamento na Itália.

Por este tipo de compromisso, La Sportiva foi merecedora de diversas premiações no “Save The Brand”. Preocupada com o impacto ambiental de seus produtos, implementou também várias metodologias para sustentabilidade de suas fábricas.

La Sportiva

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.