Saiba quais são os principais podcasts do universo outdoor

Inegavelmente o ano de 2019 foi o ano de explosão do Podcast. Um dos grandes motivos que fez com que vários veículos tirassem da gaveta alguns projetos na mídia que estavam empoeirados.

Em linguagem popular, um podcast é muito parecido com um programa de rádio, mas que não é transmitido ao vivo. Na verdade ele é um arquivo MP3 de áudio para ser escutado como e quando o ouvinte quiser. Há quem diga que é a evolução natural do rádio.

Portanto, em vez de sintonizar uma estação de rádio, o ouvinte o encontro na internet por meio de algum agregador ou programa de streaming de áudio. Detalhe: de graça.

O universo outdoor no Podcast

Mesmo com várias empresas de mídia gigantes apostando no podcast, os esportes outdoor ainda possui uma representação reduzida. Para facilitar a vida, a Revista Blog de Escalada enumerou os principais e mais relevantes podcasts para quem quer aprofundar no tema.

Para a lista abaixo, foram escolhidos podcasts que abordam o tema de esportes outdoor de maneira mais profunda, sem tratar o ouvinte de leigo nem serve de plataforma de propaganda para nenhuma agência ou atleta.


Podcasts Brasileiros

NaTrilha

O podcast NaTrilha é o mais longevo e, por isso, mais popular em todos os núcleos esportivos.

Com uma abordagem adulta, variedade de opiniões e uma edição impecável, cada episódio do podcast consegue informar quem já entende do assunto e quem quer saber mais sobre ele.

Para saber mais: https://vcnatrilha.com.br

Pedarilhos

O podcast Pedarilhos é um conteúdo independente especializados em Cicloturismo. Comandado pelo casal Ana e André, tem o foco quase que exclusivamente em suas aventuras sobre duas rodas.

Muito centrado na viagem do casal, os episódios também abrangem vários assuntos variados a respeito do cicloturismo e atividades de aventura ao ar livre.

Para saber mais: https://www.pedarilhos.com.br

Sobrecast

O podcast Sobrecast é o podcast do site Sobrivencialismo, um dos mais lidos sobre o assunto sobrevivência. Comandado com maestria por Julio Lobo, não tem medo de entrar em polêmicas, muito menos de responder perguntas.

Pontuando situações extremas, o Sobrecast é também um importante veículo de opinião.

Para saber mais: https://sobrevivencialismo.com

Ciclotrekking

O projeto Ciclotrekking, de Edson Maia, é um podcast centrado em relatos de viagem.

A viagem começou em Rio Grande e vai até a Patagônia, em uma cicloviagem com diversos trekkings pelo caminho.

Para saber mais: http://www.trekkingrs.com

MontanhaCast

O MontanhaCast é um projeto que estava engavetado até o incentivo e pedido de vários leitores da Revista Blog de Escalada. Após reuniões com a equipe que trabalha no site, ficou decidido que ele voltaria à ação. A resposta foi acima do esperado.

Com periodicidade de 15 dias, o MontanhaCast tem a ambição de discutir temas do cotidiano para os praticantes de esportes em geral. Assuntos como política, empreendedorismo, patrocínio, treinamento, etc, serão abordados por autoridades no assunto, com maciça participação de áudio da própria comunidade.

Nos episódios gravados jornalistas, coaches e especialistas no assunto falam abertamente sobre o conteúdo sem medo de desmentir mitos e inverdades.

Para saber mais: https://blogdescalada.com


Podcasts Internacionais

Fitness Revolucionário

O podcast Fitness Revolucionário é o canal pelo qual o site de mesmo nome entrevista pessoas que fornecem uma visão mais completa e rigorosa a respeito da saúde e preparação física. Comandado pelo espanhol Marcos Vásquez, é uma verdadeira aula científica de como melhorar o rendimento atlético.

O conteúdo é em espanhol e é uma excelente fonte de informação para preparação física e nutrição. Cada episódio é publicado com uma extensão bibliografia científica de cada afirmação e ponto de vista do condutor.

Para saber mais: https://www.fitnessrevolucionario.com

The courius climber podcast

O podcast The courius climber podcast de Mina Leslie-Wujastyk e Hazel Findlay possui poucos episódios, mas já nasceu um clássico.

O podcast vem conversando com atletas de elite da escalada abordando temas importantes como feminilidade, doenças, vida profissional, etc. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: https://open.spotify.com

Blister Podcast

Quer conhecer mais sobre avaliação de equipamentos, quem são os players de mercado outdoor norte-americano e as histórias por detrás das histórias?

Então o Blister Podcast é perfeito.

Publicado e elaborado pelo site de avaliação de equipamentos Blister, Jonathan Ellsworth comanda um podcast baseado em conversas francas, sem medo de emitir opinião. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: https://blisterreview.com/podcasts

Training for Climbing

Qualquer escalador conhece o trabalho de Eric Hörst, autor de vários livros de treinamento de escalada.

Seu site, “training for climbing” possui um podcast periódico que é uma boa fonte de informação para quem deseja treinar para escalada. Os episódios são publicados constantemente e são em inglês.

Para saber mais: https://trainingforclimbing.com

ThePowerCompany Podcast

O Power Company Podcast é do site powerclimbing.com, uma academia especializada em treinamento moderno de escaladores.

Junte-se aos anfitriões Kris Hampton e Nathan Drolet enquanto se sentam com outros treinadores, treinadores e atletas, para descobrir exatamente o que os torna tão bons no que fazem de melhor. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: https://www.powercompanyclimbing.com

Training Beta

O podcast TrainingBeta é um dos mais interessantes dos EUA.

Comandado por Neely Quinn, é publicado semanalmente com escaladores e treinadores sobre treinamentos e abordagens de treinamento utilizado por atletas de elite nos EUA. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: https://www.trainingbeta.com/

Dirtbag Diaries

Provavelmente o podcast outdoor mais conhecido do mundo. A equipe do Dirtbag Diaries existe deste 2007 e é narrado por Fitz Cahall da Duct Tape Then Beer.

Cada episódio é exatamente isso: histórias de pessoas outdoor do mundo, atletas de elite e até mesmo mães que encontram na estrada.

O Dirtbag Diaries abrange todo o escopo de esporte outdoor, desde o esqui até o BASE Jumping. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: https://dirtbagdiaries.com/

Out There

O Podcast Out There nasceu depois que o jornalista e radialista Willow Belden deixou o emprego na Rádio Pública de Wyoming e atravessou a trilha do Colorado. A experiência deu a ela uma nova perspectiva sobre a narrativa, e ela criou o Podcast Out There.

Com o olhar de um jornalista e a empatia, gentileza e mente aberta de um thru-hiker tradicional, o podcast é uma verdadeira aula de como fazer um podcast. O Podcast é em inglês.

Para saber mais: http://www.outtherepodcast.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.