Saiba quais são as provas de corridas de montanha ideais para iniciantes

Entramos no mês de abril e com certeza amigo corredor você já deve ter esbarrado no assunto corridas de montanha no seu café da manhã pós treino de sábado, o famoso “longão” com outros amigos de esporte:

Também gosto muito da experiência de sair do asfalto e desafiar os limites na natureza, se tu assim como eu quer conhecer e participar das principais provas desta modalidade, anote algumas das provas que considero valer o folego, a paisagem e claro o desafio de correr em lindos e montanhosos paraísos:

Copa de Montanha – Etapa Mairiporã

corrida-de-montanha-5

Calendario abre com uma charmosa prova a menos de 50 km do Centro da Cidade de São Paulo, a Etapa Mairiporã da Copa de Montanha, com distâncias de 9, 12, 21 e 50k vale pelo nível moderado e trilhas que permitem a ultrapassagem a outros corredores.

Saracuras, Urubus e Pico do Olho D’Água são as atrações da prova próximos a Serra da Cantareira.

Infelizmente para 2015 não é possível pois a prova foi realizada em fevereiro.

Volta dos Romeiros

corrida-de-montanha-2

Até hoje a prova de montanha mais desafiadora que participei. O evento acontece na cidade de Pirapora do Bom Jesus, na Serra de Voturuna a apenas quarenta minutos de São Paulo.

Com percurso de 3 (Trail Kids), 5, 10 e 21 e percurso traçado pelo corredor José Virgílio, tem alto grau de dificuldade em sua prova mais longa e exige do corredor bom preparo físico, técnico e psicológico para enfrentar uma altimetria de 1.078 metros e forte calor que costuma ocorrer no mês de Março.

Infelizmente para 2015 não é possível pois a prova já foi realizada.

Volta da Ilha de Florianópolis

corrida-de-montanha-3Prova de Revezamento tradicional que acontece em Florianópolis no mês de abril. A cidade magica que respira esportes no sul do Brasil vale a visita.

Apesar de seu trecho de montanha ter 16k se você for o escolhido da equipe considere-se um privilegiado pois além do trecho ser famoso por sua altimetria em trilhas que são abertas somente para a ocasião da prova a paisagem em seu topo já compensa a subida, o estradão de 10k no pico do Pântano Sul garante uma boa velocidade e te da a sensação de voar nas nuvens.

Ao todo são 140 km de percurso com asfalto, estradas de terras, trilhas, travessias de rios e mar, praias e dunas.

Ainda da tempo de achar uma vaga entre as equipes, mas corra!

 k42 Ubatuba

corrida-de-montanha-4

O evento chega em maio com uma prova que une o mar, trilhas e montanhas.

Classifico esta Etapa do KSeries umas das mais técnicas de seu calendario, prova muito bem organizada e que conta em sua feira com um bom breifing com informações úteis para os amadores e para elite da prova.

Se vai encarar a Maratona é bom estar ciente de sua preparação, no km 35 uma subida sem fim pode minar suas forças, mas sua mente o levará até a conclusão da prova,

Força! As inscrições para esta etapa já estão abertas.

K21 Maresias

corrida-de-montanha-5

O mês de junho traz a charmosa prova K21 Maresias que além dos 21k tem 10k para iniciantes ou para corredores em transição do asfalto para provas de montanha.

Prova com o “mix” praia, trilha e montanha tem como desafio a famosa Serra de Maresias, disputada no início do inverno garante aos atletas participantes temperaturas amenas, que torna propicia a pratica de corridas e a promessa de um bom rendimento.

Aberturas abertas e bom tempo de preparação.

Boa preparação e boa prova a todos!

Artigo escrito por: Eduardo Barbosa – 4any1 Assessoria Esportiva.

Foto acima: http://www.rockcreekrunner.com/

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.