Saiba quais são as 5 principais Chapadas do Brasil para visitação e prática do trekking

Você sabe o que é de fato uma chapada? Segundo os conceitos de geografia chapada corresponde a uma área plana localizada no alto de serras. Diversas chapadas do Brasil foram convertidas em parques nacionais e, como não poderia ser diferente, atraem diversos turistas todos os anos.

Dentro dos itinerários “obrigatórios” a qualquer mochileiro ou praticante de trekking brasileiros é pelo menos conhecer alguma das principais chapadas do país.

No Brasil as chapadas existem na região Centro-Oeste e Nordeste o que inevitavelmente “obrigam” aos turistas das regiões Sul e Sudeste, as mais populosas do Brasil, a viajarem até lá. São lugares belíssimos e com uma grande área a ser explorada.

Para facilitar as contas resolvemos fazer a seguinte conta na descrição: Um dos mais conhecidos parques do Brasil é o Parque Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo com seus 1,5 km² (1.500.000 m²) e usaremos esta medida para demonstrar quanto cada parque e chapada abaixo têm de dimensão. Para complementar a comparação usaremos também a dimensão do Parque Nacional da Tijuca (39,6 km²), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Os dois parques foram escolhidos por estarem nas cidades mais populosas do país e não por qualquer outro motivo. Por serem dois parques referência no Brasil, nada mais justo usá-los como parâmetro a quem quer mensurar o potencial para exploração uma chapada brasileira possui.

Chapada das Mesas – MA

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, criado em 2005 e localizado no estado do Maranhão. é uma área de proteção ambiental com mais de 1.600 km² (160.046 hectares). A vegetação predominante no parque é de Cerrado.

Os municípios de Carolina-MA, Riachão-MA , Estreito-MA e Imperatriz-MA (maior entroncamento comercial, energético e econômico do país), todos localizados no centro-sul do estado maranhense, fazem fronteira com o parque que abriga 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de água cristalinas.

Chapada das Mesas

Foto: http://www.penaestrada.blog.br

Somente no entorno da área do Parque da Chapada das Mesas estão a Cachoeira Pedra Caída (50 metros de altura), Cachoeira Tapecurizinho, Cachoeira Encanto Azul, Cachoeira Portal da Chapada e Cachoeira de Santa Bárbara. Dentro do Parque estão as Cachoeiras de São Romão e da Prata.

No parque ainda há um sítio arqueológico com inscrições rupestes no Morro das Figueiras.

Chapada das Mesas

Foto: http://www.chapadadasmesas.com.br/

De acordo com as contas propostas no início do artigo o Parque Nacional da Chapada das Mesas é 1.066 vezes maior que o Parque Ibirapuera e 40 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca.

O aeroporto mais próximo da Chapada das Mesas fica na capital do Maranhão São Luiz, a aproximadamente 626 km. O acesso ao parque só pode ser realizado através de visitas guiadas e agendadas.

Chapada das Mesas

Foto: http://www.viagemparasolteiros.com.br/

Chapada do Araripe – CE/PE/PI

A Chapada do Araripe abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um geoparque. Por ainda não ser um Parque Nacional não possui uma área oficial delimitada, apenas dimensões de 178 km (Leste a Oeste) por 58 km (Norte a Sul).

Na área a fauna local possui por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos e já foram catalogadas 290 espécies de aves. Lá também é um sítio arqueológico e fica da divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Chapada do Araripe

Foto: https://viajenachapada.wordpress.com/

O principal atrativo é a Floresta Nacional do Araripe-Apodi (FLONA) que com 39,36 km² está a mil metros de altitude e abriga fósseis de dinossauros e peixes. Segundo dados do governo do Ceará, possui árvores com até 30 metros de altura com espécies conhecidas como “madeira de lei” e vegetais de palmas pendentes.

Infelizmente muitas cidades ocupam áreas da chapada provocando impacto ambiental profundo. Araripe deriva do tupi que significa “rio das araras”. Desta maneira a Chapada do Araripe, considerando a área do FLONA, é 26,4 vezes maior que o Parque Ibirapuera e pouco menor (0,99 vezes) que o Parque Nacional da Tijuca.

Chapada do Araripe

Foto: http://www.colecionadoresdeossos.com

As cidades mais próximas da Chapada do Araripe são Exu-PE (630 km da capital Recife) e Crato-CE (508 km da capital Fortaleza).

Chapada Diamantina – BA

A maior chapada brasileira é a Chapada Diamantina, convertida em parque nacional em 1985, e está localizada no estado da Bahia fazendo fronteiras com as cidades de Andaraí-BA, Ibicoara-BA, Iramaia-BA, Itaetê-BA, Lençóis-BA, Mucugê-BA e Palmeiras-BA.

Para quem quer viajar à Chapada Diamantina saiba que há aeroporto em Lençóis-BA e se planeje para ficar pelo menos 5 dias pois atrativos não faltam.

Chapada Diamantina

Foto: http://jornaldachapada.com.br

Dentre os principais atrativos estão destacados como os mais conhecidos a Cachoeira da Fumaça (360 metros de altura e uma das maiores do país), Cachoeira do Buracão (85 metros de altura) , Morro do Pai Inácio (1.120 m), Gruta da Torrinha, Gruta da Lapa Doce, Rio Pratinha, Poço Azul, Poço Encantado e Marimbus.

Chapada Diamantina

Foto: https://en.wikipedia.org/

O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui área total oficial de 1.521,41 km², entretanto é considerado por geógrafos como ocupando uma totalidade de 41.751 km². Por isso algumas localidades e pontos turísticos que não estão no parque, podem ainda estar dentro da região da Chapada Diamantina.

Considerando somente a área do parque é 1.014 vezes maior que o Parque Ibirapuera e 38,42 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca.

Chapada Diamantina

Foto: http://www.torresturismo.com.br | Thinkstock

Chapada dos Guimarães – MT

Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso e, portanto, e também possui um parque nacional de mesmo nome.

O parque atualmente possui totalidade 62 km² e abrange os municípios de Alta Floresta-MT, Colíder-MT, Sinop-MT, Nova Brasilândia-MT, Paranatinga-MT e muitos outros. Fica muito próxima à capital Cuiabá (64 km) e, por isso, é constantemente visitada.

Chapada dos Guimarães

Foto: https://catracalivre.com.br/

O Parque Nacional Chapada dos Guimarães possui 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras distribuídos na sua área de 32,77 km².

O parque é 21,8 vezes maior que o Parque do Ibirapuera e também é pouco menor que o Parque Nacional da Tijuca.

Chapada dos Guimarães

Foto: http://www.chapadapantanal.tur.br/

Chapada dos Veadeiros – GO

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, é uma unidade de conservação no estado de Goiás e possui área de 65,51 km² de área. Entre as espécies da fauna que habitam a Chapada dos Veadeiros aproximadamente 50 são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.

A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso-GO possui um forte turismo místico pelo fato de ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu.

Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua, Cachoeiras Almécegas (de 50 e 15 metros), Raizama (conjunto de cachoeiras), Águas termais, Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela são as principais atrações do parque.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é 43,67 vezes maior que o Parque Ibirapuera e 1,65 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca.

Chapada dos Veadeiros

Foto: http://www.curtamais.com.br/

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.